Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Teatro

'Os Monólogos da Vagina' completa a maioridade em Vitória

Sucesso de público e de crítica, a peça teve sua estreia brasileira em abril de 2000 e agora comemora 18 anos com apresentações no Estado

Publicado em 18 de Julho de 2018 às 23:08

Redação de A Gazeta

Publicado em 

18 jul 2018 às 23:08
O assunto nunca sai de pauta. Por isso, o espetáculo “Os Monólogos da Vagina” continua, mesmo depois de 18 anos, lotando os teatros por onde passa. Com texto leve e livre de preconceitos, a peça trata da relação da mulher e sua sexualidade de forma atemporal, e traz uma reflexão sobre um assunto que até hoje inquieta homens e mulheres. Em Vitória, a peça retorna ao Teatro da Ufes para apresentações nos dias 21 e 22 de julho. 
Produzida em mais de 150 países e traduzida para mais de 50 idiomas, a peça estreou por aqui em abril de 2000. Com direção de Miguel Falabella, grandes nomes da nossa dramaturgia já passaram pelo elenco: Zezé Polessa, Cláudia Rodrigues, Cissa Guimarães, Fafy Siqueira e Totia Meirelles, Bia Nunes, Lucia Veríssimo, entre outras.
O atual elenco brasileiro tem as atrizes Maximiliana Reis, Cacau Melo e Sônia Ferreira. Maximiliana, além de atuar na peça, é a produtora do espetáculo. Com 37 anos de carreira, ela também é administradora do Teatro Gazeta, em São Paulo, desde 2003. Foi onde ela teve contato com a peça pela primeira vez.
“Os produtores da época me convidaram para assistir à peça porque queriam colocá-la em cartaz no Teatro Gazeta. A princípio eu tive muita resistência por conta do título, achei que era algo apelativo. Mas fui assistir mesmo cheia de resistência. Para minha surpresa, a cada cena eu ia me apaixonando e, no final, desejei do fundo do meu coração participar do espetáculo”, relembra.
O desejo virou realidade em 2005, quando Maximiliana entrou em cena para substituir Vera Setta e, logo depois, Fafy Siqueira. Ficou no elenco de 2007 a 2010, e retornou em 2014. Em 2015 assumiu também a produção.
“É emocionante e um grande desafio. Existem momento de diversão e outros muito sensíveis. Como atriz, existe o desafio de sair de uma cena divertida no auge da comédia e aí entrar na próxima cena que é dramática”, conta.
DEPOIMENTOS
“Os Monólogos da Vagina” são depoimentos de mais de 200 mulheres colhidos pela dramaturga, artista, feminista e ativista americana Eve Ensler. Ela selecionou algumas dessas histórias e decidiu encená-las. A peça estreou em 1996 e, dois anos depois, Miguel Falabella foi apresentado a Eve. Responsável pela montagem brasileira, Miguel trouxe a peça para a realidade do país.
“Ele colocou três atrizes contracenando e vivendo esses personagens. O espetáculo virou atemporal. Uma mulher pode não ter vivido alguma coisa, mas ouviu histórias parecidas da tia, avó ou mãe”, conta.
Em 2016, Miguel foi ao teatro ver a peça depois de oito anos sem assisti-la. Maximiliana já era atriz e produtora. “Ele não sabia se a história tinha se perdido. No final, disse que encontrou uma montagem fiel àquela pensada originalmente. Fiquei feliz e muito honrada. Como produtora, quando vejo que está dando algum excesso, que está extrapolando, fugindo do original, eu limpo”, orgulha-se a atriz.
São 18 anos sem patrocinador ou leis de incentivo, segundo a produtora. O incentivo, segundo ela, é dado pelo público.
“Em uma das cenas, um ‘workshop da vagina’, uma terapeuta sexual ensina o caminho das pedras para as mulheres. Muitas dizem que nunca tiveram orgasmo e que tinham vergonha da vagina, tratavam como algo abstrato. No final recebemos depoimentos lindos de mulheres e casais. Uma vez um casal foi assistir e o homem estava emocionado e disse ‘vocês foram responsáveis pela salvação do meu casamento’. Cada um é tocado de uma forma diferente pela peça. Esse é o motivo dela estar em cartaz por 18 anos e de ter a certeza que ainda não é hora de parar”, finaliza Maximiliana.
Os Monólogos da Vagina 
Quando: 21 de julho, às 21h e 22 de julho, às 20h.
Onde: Teatro da Universitário, Ufes. Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória.
Ingressos: setor A, setor B e mezanino: R$ 80. Assinantes de A GAZETA têm 50% de desconto em todas as áreas do evento. Ingressos à venda no site www.tudus.com.br ou na bilheteria do teatro.
Informações: (27) 3323-0476.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Por que os ricos britânicos estão vivendo com saúde cada vez mais que os pobres?
Imagem de destaque
Os planos de Renan Santos para roubar votos de Flávio Bolsonaro: 'Sou o candidato da direita'
Trabalhador da indústria
Brasil, o país do futuro. Mas que futuro?

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados