> >
Marcelo Yuka, ex-Rappa, morre aos 53 anos

Marcelo Yuka, ex-Rappa, morre aos 53 anos

Músico estava internado em estado grave desde o último dia 4 de janeiro

Publicado em 19 de janeiro de 2019 às 05:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Marcelo Yuka, músico e ativista. (Daniela Hallack Dacorso/Divulgação))

O compositor, baterista e ativista carioca Marcelo Yuka, fundador do Rappa, morreu, por volta da 23h50 desta sexta-feira, aos 53 anos, em decorrência do quadro de infecção generalizada. Ele estava internado no hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, e na madrugada do dia 4 de janeiro entrou em coma induzido.

Yuka, o Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, sempre foi um guerreiro.

Paraplégico desde 2000, quando foi atingido por nove tiros ao tentar impedir que bandidos assaltassem o carro de uma mulher na frente do seu, no Rio, Yuka acumulou problemas de saúde nos últimos anos. Em agosto de 2018, ele sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e ficou internado por algumas semanas. Na tarde desta sexta-feira (4), notícias sobre a morte do músico tomaram redes sociais e sites após o produtor do Planet Hemp, Marcelo Lobatto, publicar uma foto em sua conta no Instagram sugerindo uma despedida do amigo. “Valeu Yuka! Obrigado por tudo! Sentiremos eternamente a sua falta”, ele escreveu. Yuka criou sucessos como “Pescador de Ilusões” e “Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)”, do grupo O Rappa, que fundou em 1993 e do qual foi expulso em 2011, após brigar com os demais membros. Em 2017, ele lançou seu primeiro álbum solo, “Canções para Depois do Ódio”, mesclando ritmos afro-brasileiros e dub.

Yuka permaneceu no Rappa até 2001, pouco após ficar paraplégico. A saída teve tons de amargura. Ele dizia que tinha sido “tirado da banda 50% por ganância, 50% por poder”. A partir de então, o Rappa (então liderado por Marcelo Falcão; agora parado) e Yuka seguiram caminhos diferentes. Filiado ao PSOL, foi candidato a vice-prefeito do Rio na campanha de Freixo em 2012.

A amiga Maria Rita foi uma das primeiras a lamentar a morte do músico em sua conta no Twitter.

 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais