> >
Livro 'Melanie' aborda questão das cotas nas universidades

Livro "Melanie" aborda questão das cotas nas universidades

Lançado em 2013, obra de Maxwell Santos, ganha nova versão impressa

Publicado em 16 de setembro de 2019 às 19:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Melanie. (Melanie)

O ano é 2007. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) implantou a política de cotas para 40% dos alunos. Essa reforma ajudou na distribuição de cadeiras na universidade, colaborando com a representatividade dos estudantes matriculados. Mais de 10 anos se passaram e esse assunto nunca esteve tão atual, tanto que o livro “Melanie”, de Maxwell Santos, lançado em 2013, ganhou uma nova versão em 2019, revisada, ampliada e com prefácio da doutora pesquisadora Andréia Delmaschio.

Nascido em Vitória, jornalista, designer gráfico e autor de mais de cinco livros – entre eles “24 horas de Anna Beatriz” e “Ilha Noiada” –, Maxwell narra a história de uma jovem moradora do Bairro da Penha, que sonha em cursar Medicina. Após alguns infortúnios, Melanie (que dá o nome ao livro) consegue uma bolsa de estudos no cursinho mais caro de sua cidade.

Maxwell teve a ideia para o livro acompanhando a história de diversas pessoas que tinham um sonho de seguir no ensino superior, mas tinham como obstáculo a baixa renda. “Em 2007, eu acompanhei uma colega de cursinho que veio do interior e tinha o sonho de ser médica. Vinha de uma escola pública e tinha bolsa integral. Um ano depois ela foi uma das poucas alunas que passou em Medicina, e foi de histórias como essa que eu criei a Melanie”, comenta.

O autor também coloca no livro todo o impacto que a implantação de cotas causou nos alunos, nas faculdades, nos cursinhos e em todos que pertencem ao meio universitário. “No livro eu falo do sonho da Melanie, dos seus desejos, dificuldades, do que existe por trás do vestibular, da tensão e ansiedade, como era a prova antes de ser integrada ao Enem, a pressão de estudar para Medicina e Direito, que eram considerados os cursos privilegiados, e como que as cotas foram mudando esse cenário”, afirma o escritor.

MaxwellNOVA VERSÃO

A primeira versão do livro foi publicada em 2013. Desde então, muita coisa mudou no cenário universitário, as cotas ficaram mais presentes no dia a dia das faculdades e universidades, tornando-se uma parte fundamental dos processos seletivos. Com todas essas mudanças de cenário, veio a necessidade de atualização do material.

“Eu rediagramei e reescrevi alguns diálogos, principalmente na parte dos confrontos favoráveis e contrários às cotas. Quero que essa atualização repercuta o debate sobre os temas presentes no livro”, pontuar.

O material é destinado ao público infantojuvenil e foi lançado na web no início do ano. Agora, a obra acaba de ganhar uma edição impressa. “Eu gosto de escrever textos com temática social, algo com o objetivo de fazer as pessoas pensarem”, completa Maxwell.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais