> >
Há 50 anos, os Beatles tocavam no telhado da Apple Records

Há 50 anos, os Beatles tocavam no telhado da Apple Records

Última apresentação do quarteto de Liverpool até hoje é cheia de histórias mal contadas

Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 18:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
23/01/2019 - Imagens do último shows dos Beatles, no telhado da Apple Records, em 30 de janeiro de 1969. (Apple Records)

Os Beatles já estavam cansados de ser os Beatles quando subiram juntos a um palco pela última vez: no dia 30 de janeiro de 1969, os Fab Four pegaram seus instrumentos no topo do edifício do número 3 da Savile Row, em Londres, e tocaram para nunca mais tocarem em frente a uma audiência.

A história ainda não definiu com certeza de quem foi a ideia: há quem diga que foi do conciliador Ringo Starr, mas o engenheiro de som Glyn Johns também reclama o título.

Fato é que a banda estava instalada no prédio da Apple Records, a gravadora, produtora de filmes e estúdio. O plano era fazer um filme sobre o processo criativo nas gravações do que seria o disco "Let It Be". O finale seria uma apresentação ao vivo: a primeira desde o último show da banda, em San Francisco, Califórnia, em 1966.

The Beatles. ( Divulgação )

As filmagens na verdade começaram no Twickenham Film Studios, e eram realizadas de segunda a sexta começando às 9 horas da manhã, por regulamentações sindicais. Mas a banda já não estava em seu melhor momento no quesito convivência, e o fato de tentar fazer rock and roll no inverno britânico muito cedo não ajudava - um trecho do filme "Let It Be", dirigido por Michael Lindsay-Hogg (que décadas depois revelaria ser filho de Orson Welles) e vencedor de um Oscar de trilha sonora em 1971, mostra um momento em que George Harrison discute com Paul McCartney num tom altamente irônico. "Eu vou tocar o que você quiser que eu toque ou não vou fazer nada", diz Harrison. "O que quer que te agrade, eu vou fazer." Ouch.

A história segue e conta que depois de algumas especulações megalomaníacas como Los Angeles, o Coliseu e uma ilha na Grécia, a banda concordou em fazer subir os equipamentos e tocar no terraço do prédio, na hora do almoço, na região central de Londres.

Instrumentos, a estrutura de palco, o sistema de PAs, microfones e cabos foram levados quatro lances de escada acima, e no dia 30 de janeiro de 1969 uma pequena turma de amigos, além da equipe de filmagem, começava a presenciar aquela que seria a última aparição dos quatro Beatles juntos.

A missão de montagem e mixagem do som ficou por conta dos engenheiros Glyn Johns, Keith Slaughter e Dave Harries. Um dos problemas a serem resolvidos pela equipe era o vento nos microfones. Eles então mandaram um operador novato (o então desconhecido Alan Parsons) ir comprar meias-calças numa loja. "Recebi muitos olhares estranhos", lembrou Parsons anos depois.

O som foi mixado numa máquina de gravação de 8 canais, e alguns dos takes foram usados na mixagem de "Let It Be".

Embora o filme se encontre hoje fora de catálogo, alguns vídeos e trechos ainda podem ser encontradas na web.

O show durou pouco mais de 40 minutos e foi interrompido, sim, pela polícia, após reclamações de comerciantes e moradores sobre o barulho.

Em entrevista décadas depois, McCartney lembrou com carinho da ocasião: "Eu amei porque ela mostra o que os Beatles eram por baixo de tudo aquilo. Nós éramos uma bela de uma banda".

No fim do show, após uma versão crua de "Get Back", é possível ouvir Lennon dizer: "Eu gostaria de agradecer em nome do grupo e de nós mesmos, e espero que tenhamos passado no teste". 50 anos depois, é agridoce lembrar que esse foi um dos ensaios finais.

AS CANÇÕES

Get Back"

"Don't Let Me Down"

"I've Got a Feeling"

Este vídeo pode te interessar

“One After 909"

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais