> >
De tranças afro a fotografia, coletivo da Serra abre 200 vagas em oficinas

De tranças afro a fotografia, coletivo da Serra abre 200 vagas em oficinas

Jovens de Central Carapina, na Serra, terão acesso a oficinas de grafite, fotografia, produção cultural e muito mais

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 11:03

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
fotografia imobiliária
Quebrada Potente: jovens terão a oportunidade de aprender técnicas de fotografia. (Pexels/Pixabay)

Arte urbana, compostagem, culinária, fotografia, marketing e produção cultural são algumas das oficinas propostas pelo projeto “Quebrada Potente”. Idealizado pelo coletivo cultural MVÚKA, na Serra, o projeto retoma suas atividades após o hiato por conta da pandemia da Covid-19 ofercendo 200 vagas para jovens de 15 a 29 anos, moradores de Central Carapina, no mesmo município.

Por conta das restrições em decorrência da pandemia do coronavírus, as atividades do projeto irão ocorrer em formato híbrido: presencial e virtual. São três eixos formativos: Arte Urbana; Alimentação Saudável & Sustentabilidade; e Empreendedorismo e Juventude Periférica.

O primeiro eixo contará com oficina de produção de lambe-lambe e grafite com a artista visual e grafiteira Amanda Brommonschenkel. Para essa oficina, 30 jovens serão beneficiados. As inscrições para o primeiro módulo vão até quarta-feira (6) pela internet.

Já no segundo eixo, 20 jovens serão contemplados com a oficina de culinária acessível e saudável, ministrada pelos culinaristas Elaine Charpinel e Gessé Paixão, do negócio Rama Vegana; e outros 20 com a oficina de produção de adubo e compostagem ministrada pela professora e bióloga, Samara Paixão. As inscrições para este módulo começam no dia 9 de outubro.

Para encerrar o ciclo de formação do projeto “Quebrada Potente”, os jovens terão a oportunidade de aprender técnicas de fotografia, com a fotógrafa Naira Pinudo; marketing digital, com a publicitária Jéfica Teixeira; produção cultural, com a publicitária Duana Peixoto; curso de corte de cabelo, com o empresário e barbeiro Allan Fanelli; e oficina de tranças e estética capilar afro com a trancista Andreia Quitéria.

As oficinas de fotografia, marketing e produção cultural serão disponibilizadas 30 vagas cada. Já as de estética capilar e corte de cabelo terão 20 vagas cada uma. Os interessados poderão se inscrever de 17 a 24 de outubro.

“É muito importante que o poder público se volte para os territórios periféricos, como é o caso do nosso bairro, e pense em políticas culturais e sociais efetivas para nossa juventude”, reflete a bacharel em serviço social e integrante do coletivo, Suliana Ferreira.

Todas essas atividades compõem o eixo Empreendedorismo e Juventude Periférica. Premiado pelo edital 029/2019 - Territórios Criativos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o projeto teve as atividades interrompidas em 2020 por conta da pandemia do coronavírus e retoma nos próximos meses sua execução.

“Esse é o primeiro projeto do coletivo contemplado por um edital. Até então, vínhamos realizando ações de forma independente e com apoio da comunidade. Foi uma enorme alegria recebermos a notícia de que havíamos sido selecionadas pela Secult e que o nosso Quebrada Potente teria apoio com recurso público. A paralisação das atividades por conta da pandemia foi um susto, mas aos poucos, estamos retomando esses fazeres culturais”, conta Suliana Ferreira.

CONFIRAA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO "QUEBRADA POTENTE"

Este vídeo pode te interessar

  • EIXO 1 - Arte Urbana
  • Oficina de grafite e lambe-lambe
  • Inscrições: até 06/10
  • Datas das oficinas: 07/10, 08/10, 09/10 e 10/10
  • Local: Projeto Caminho do Bem

  • EIXO 2 - Alimentação Saudável & Sustentabilidade
  • Oficinas: Culinária Saudável é Acessível; produção de adubo e compostagem
  • Inscrições: 09 a 12/10
  • Datas das oficinas: 16/10

  • EIXO 3 - Empreendedorismo e Juventude Periférica
  • Inscrições: 17 a 24/10
  • Oficinas: Fotografia, Marketing e Produção Cultural (de 25 a 31/11) e Corte de Cabelo e Estética Capilar Afro (07 a 14/11)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais