> >
Centro Cultural Eliziário Rangel anuncia espaço para cineclubismo e mais oficinas

Centro Cultural Eliziário Rangel anuncia espaço para cineclubismo e mais oficinas

De acordo com Antônio Vitor, coordenador do centro, outra novidade é a ampliação da biblioteca do espaço que está em reformas durante a pandemia, mas com atividades on-line

Publicado em 6 de maio de 2021 às 09:42

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Centro Cultural Eliziário Rangel
Fachada do Centro Cultural Eliziário Rangel. (Acervo do centro cultural)

O Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), localizado no bairro São Diogo, na Serra, que está fechado para o público desde 17 de março de 2020, em função da pandemia do coronavírus, aproveitará o período restante de fechamento para passar por uma grande reforma. O espaço, cujo nome homenageia um dos ícones da Insurreição de Queimado, é referência no município e trará diversas novidades.

De acordo com Antônio Vitor, coordenador do Eliziário Rangel, a grande novidade na estrutura física do espaço, que conta com três pavimentos, será a ampliação da biblioteca, consequentemente ganhando espaço para aumentar o acervo bibliográfico. "Alteramos espaços, como, por exemplo, o Café Bar João da Viúva, que antes ficava no térreo e agora está no 3º piso. A Biblioteca Carlos Peitos de Homens aumentou de tamanho e agora comporta um acervo de até 10 mil exemplares, além de ganhar uma sala técnica para a biblioteconomia", iniciou.

Centro Cultural Eliziário Rangel
Nova biblioteca do CCER, na Serra. (Acervo do centro cultural)

Ainda no piso térreo, Vitor contou que foi construída uma sala multiúso com enfoque para o audiovisual, para práticas de cineclubismo, além de ter sido erguida uma residência com capacidade para receber dois artistas por temporada.

"Uma grande novidade também é a nova entrada, antes localizada na Rua Gonçalves Dias, agora está na movimentada Humberto de Campos, com nova recepção e uma nova cara para a instituição. Importante frisar que a acessibilidade também foi melhorada, com uma nova rampa mais suave e uma entrada auxiliar na recepção. E também estamos com clube de leitura, produzido pelos residentes Mateus Pedrini e Joana D’arc. Ainda neste ano, pretendemos também concluir o mirante e o café-bar", acrescentou o coordenador.

A reforma teve o custo estimado em R$ 50 mil. Parte do recurso recebido, mais de 50%, foi oriundo da Lei Aldir Blanc, que trouxe auxílio emergencial para espaços culturais. "O restante foi complementado por nós, que fundamos e administramos a instituição. A lei teve uma importância fundamental, ajudando a amenizar os tempos pandêmicos e potencializar a atuação cultural", contou.

ATIVIDADES VIRTUAIS

Diante do momento de restrições da programação, atividades virtuais são oferecidas pelo centro cultural. O CCER foi contemplado em dois editais que garantem programações permanentes ao longo de 2021. No primeiro, o edital Doce, da Fundação Renova, contemplou o espaço com o Projeto Ritornelo, por meio do qual são oferecidas oito oficinas permanentes, gratuitas e virtuais. Ao todo são 90 vagas nessas oficinas, além da oferta dos empréstimos de acervo da biblioteca. Confira as opções:

  • Capoeira; 
  • Ballet baby, ballet infantil e ballet adulto;
  • Circo infantil e adulto;
  • Teatro infantil e adulto;

Centro Cultural Eliziário Rangel
Oficina de Ballet acontecendo na Residência Roda D’água. (Acervo do centro cultural)

Além disso, o CCER também foi aprovado no edital de programação continuada da Secretaria de Cultura (Secult), que garante mensalmente duas edições do Café Periférico, que consiste em debates políticos e éticos sobre a vida na periferia; e uma oficina aberta mensal dentro da grade de oficinas permanentes. "Contávamos com estas antes da pandemia, que totalizavam 20 oficinas permanentes", disse o coordenador.

As atividades já estão acontecendo, sendo o projeto Ritornelo desde janeiro deste ano e a programação do Portas Abertas desde novembro de 2020. "Já as novidades de estrutura serão inauguradas tão logo a pandemia permita a reabertura dos espaços culturais e a vacinação avance para toda a população. Gostaríamos de reabrir com uma segurança sanitária mais estabelecida para todos", afirmou.

Desde o início da pandemia do coronavírus, o centro está desenvolvendo atividades 100% virtuais e o coordenador garante que há ainda mais atividades por vir.

Aspas de citação

Contemplados em outros editais - como para o Festival de Cenas Curtas da Serra; as sessões de cineclube Rosilda Moreira; o Festival Escolas no Teatro Eliziário; além do lançamento do webdoc “Nós Importa”, gravado com jovens de Novo Horizonte; e o curso “Enverda-se” com foco para mulheres de São Diogo, Novo Horizonte e adjacências -,  estamos ocupados na pré-produção e produção de mais e mais atividades culturais para a cidade, sempre com a perspectiva de acesso e difusão

Antônio Vitor
Coordenador do CCER
Aspas de citação

EXPECTATIVAS

Para Antônio Vitor, a meta com os investimentos é consolidar a instituição de referência no Estado para a promoção, difusão e acessibilidade de bens artísticos e culturais. "Acreditamos que estamos no exercício de inovar desde que abrimos a porta. Acreditamos que a reforma nos ajudará nisso, potencializando nosso fazer e alargando as possibilidades de ações culturais, uma vez que a nova estrutura deixou os espaços mais individualizados e estruturados para acolher propostas culturais dentro dessa visão", pontuou.

Centro Cultural Eliziário Rangel
Arte de grafite feita pelo David de Souza na Escadaria Queimado. (Acervo do centro cultural)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais