> >
Capixaba Gabriel Abaurre propõe viagem no tempo em EP autoral

Capixaba Gabriel Abaurre propõe viagem no tempo em EP autoral

Conhecido no Estado por seu trabalho com o The Singles, músico acaba de lançar "Time Traveller"

Publicado em 4 de abril de 2018 às 15:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

“Acho que nasci na época errada. Gosto de músicas antigas, de máquina fotográfica analógica, tenho coleção de vinil há muito tempo...”, conta, logo de cara, o músico Gabriel Abaurre. O capixaba acaba de lançar seu primeiro EP, “Time Traveller”, bebendo da fonte que o inspirou durante os 15 anos de carreira: a do rock clássico, com toques de folk e country.

O desejo de gravar um projeto totalmente autoral já era antigo, tanto que uma das canções registradas por Gabriel foi composta em 2008. A mais nova delas, segundo o artista, foi finalizada em 2015. A demora para concluir o trabalho se deu por conta dos estudos e da carreira paralela com o The Singles, conhecido cover dos Beatles.

“Sempre tinha muitos compromissos, tocava muito na noite e fui deixando mais para frente. Além disso, fazia questão de ajustar tudo, de modo que valesse a pena fazer esse registro”, diz Gabriel, em entrevista por telefone ao C2.

Formado em Música pela Ufes e apaixonado pelas técnicas de gravação dos anos 1950 e 1960, o músico transformou o tema em objeto de estudo, e se especializou em Música e Tecnologia em Londres. A experiência foi crucial para o resultado encontrado no “Time Traveller”.

“Tem gente que senta no estúdio, toca, e vai embora. Não sabe o que aconteceu. Escolhi pessoas específicas, que têm paixão por música, para buscar o som mais adequado ao que eu queria”, conta Gabriel, que também teve o reforço do irmão mais novo e parceiro musical, Vitor Abaurre, durante o processo.

Composto por quatro faixas autorais, o EP tem produção musical assinada por Leonardo Bortolini, e foi gravado em Vitória, mas mixado em Nova York. A masterização foi feita no icônico Abbey Road Studios, em Londres, por Simon Gibson, que foi responsável pela remasterização de álbuns dos Beatles e de Paul McCartney.

As influências de Gabriel ficam evidentes em cada acorde do EP, como na gaita de fole presente em “Honey” e no country puxado em “Words”.

Aliás, foi nos Estados Unidos, tocando em festivais com outra banda da qual faz parte, The Starclubbers, que o músico teve a oportunidade de conhecer a fundo a cultura da música country.

“Sempre que viajamos para tocar lá, fazemos uma outra viagem na sequência. Em uma das vezes, fui para Nashville, o berço da música country, e pude perceber o quanto a sonoridade me agrada. Johnny Cash e John Denver me influenciaram bastante”, ressalta.

Agora, após o lançamento online do EP, Gabriel se prepara para o lançamento físico, inclusive em vinil. O show de estreia em Vitória está previsto para o dia 28 de julho, ainda sem local definido.

Time Traveller

Este vídeo pode te interessar

Gabriel Abaurre. Selo Discobertas, 4 faixas. Disponível no Spotify e, em breve, também na versão física.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais