> >
Capixaba Gabriel Abaurre propõe viagem no tempo em EP autoral

Capixaba Gabriel Abaurre propõe viagem no tempo em EP autoral

Conhecido no Estado por seu trabalho com o The Singles, músico acaba de lançar "Time Traveller"

Publicado em 4 de abril de 2018 às 15:06

“Acho que nasci na época errada. Gosto de músicas antigas, de máquina fotográfica analógica, tenho coleção de vinil há muito tempo...”, conta, logo de cara, o músico Gabriel Abaurre. O capixaba acaba de lançar seu primeiro EP, “Time Traveller”, bebendo da fonte que o inspirou durante os 15 anos de carreira: a do rock clássico, com toques de folk e country.

O desejo de gravar um projeto totalmente autoral já era antigo, tanto que uma das canções registradas por Gabriel foi composta em 2008. A mais nova delas, segundo o artista, foi finalizada em 2015. A demora para concluir o trabalho se deu por conta dos estudos e da carreira paralela com o The Singles, conhecido cover dos Beatles.

“Sempre tinha muitos compromissos, tocava muito na noite e fui deixando mais para frente. Além disso, fazia questão de ajustar tudo, de modo que valesse a pena fazer esse registro”, diz Gabriel, em entrevista por telefone ao C2.

Formado em Música pela Ufes e apaixonado pelas técnicas de gravação dos anos 1950 e 1960, o músico transformou o tema em objeto de estudo, e se especializou em Música e Tecnologia em Londres. A experiência foi crucial para o resultado encontrado no “Time Traveller”.

“Tem gente que senta no estúdio, toca, e vai embora. Não sabe o que aconteceu. Escolhi pessoas específicas, que têm paixão por música, para buscar o som mais adequado ao que eu queria”, conta Gabriel, que também teve o reforço do irmão mais novo e parceiro musical, Vitor Abaurre, durante o processo.

Composto por quatro faixas autorais, o EP tem produção musical assinada por Leonardo Bortolini, e foi gravado em Vitória, mas mixado em Nova York. A masterização foi feita no icônico Abbey Road Studios, em Londres, por Simon Gibson, que foi responsável pela remasterização de álbuns dos Beatles e de Paul McCartney.

As influências de Gabriel ficam evidentes em cada acorde do EP, como na gaita de fole presente em “Honey” e no country puxado em “Words”.

Aliás, foi nos Estados Unidos, tocando em festivais com outra banda da qual faz parte, The Starclubbers, que o músico teve a oportunidade de conhecer a fundo a cultura da música country.

“Sempre que viajamos para tocar lá, fazemos uma outra viagem na sequência. Em uma das vezes, fui para Nashville, o berço da música country, e pude perceber o quanto a sonoridade me agrada. Johnny Cash e John Denver me influenciaram bastante”, ressalta.

Agora, após o lançamento online do EP, Gabriel se prepara para o lançamento físico, inclusive em vinil. O show de estreia em Vitória está previsto para o dia 28 de julho, ainda sem local definido.

Time Traveller

Gabriel Abaurre. Selo Discobertas, 4 faixas. Disponível no Spotify e, em breve, também na versão física.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais