> >
Banda Maneva inova com disco que serve de trilha para animação

Banda Maneva inova com disco que serve de trilha para animação

Além das músicas, grupo que é um dos maiores nomes do reggae nacional criou também personagem, O Cabeça de Folha, que protagoniza história dividida em seis capítulos

Publicado em 5 de fevereiro de 2020 às 20:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Maneva é formada por Tales de Polli, Felipe Sousa, Fernando Gato, Fabinho Araújo e Diego Andrade. (Marina Bernardo)

Conhecida pelas letras com mensagens positivas e pelas pitadas de pop, a Maneva comemora 15 anos de estrada como um dos principais nomes do reggae nacional. Para cantar os parabéns, a banda acaba de lançar um EP acompanhado de projeto inovador que une áudio e vídeo: uma série de animação, publicada no canal oficial do YouTube e protagonizada pelo personagem O Cabeça de Folha, criado pelo grupo.

A figura do simpático boneco ilustra os seis clipes que compõem o material, cujas músicas estão disponíveis em plataformas de streaming. O personagem também vive uma história cronológica ao longo dos "capítulos", com as faixas como trilha sonora. 

"Nunca tínhamos trabalhado com animação e esse formato foi bem legal. A história dele conta a história de todos nós, as nossas dificuldades e evolução", fala Tales de Polli, vocalista da banda, em entrevista ao Divirta-se. "Ficamos muito felizes de sermos pioneiros em uma série de animação e estamos muito gratos."

O Cabeça de Folha se vê em muitos desafios pessoais e cada passo escolhido para solucionar os problemas pode significar o início de uma nova fase. Apesar de não ser história baseada em fatos que a banda enfrentou, o boneco tenta espelhar bem os imbróglios que os músicos viveram nessa década e meia de trajetória. 

"O Cabeça de Folha é parte das comemorações de carreira. Adiamos bastante o lançamento do trabalho para cair nessa data, porque ele representa um pouco da nossa história, da nossa evolução musical", diz Tales. O grupo, formado ainda por Felipe Sousa, Fernando Gato, Fabinho Araújo e Diego Andrade, acreditam que O Cabeça de Folha pode servir de gatilho para outros trabalhos, não apenas ao aniversário.

A seguir, confira um bate-papo com o vocalista sobre o novo projeto:

Este vídeo pode te interessar

  • Aspas de citação

    Tales - Ele foi inspirado em um grafite (feito pelo artista André Mogle em uma das paredes do estúdio da banda). Começamos a analisar o processo do cara, porque ele tinha uma folha na cabeça... queríamos saber qual foi o processo de evolução para ele florescer. Porque às vezes não é só evoluir. É fazer a diferença. Usamos as metáforas da semente, da planta e de humanóides, que são meio galhos, e de como eles fazem para florescer.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Foi um processo legal, diferente. A história de O Cabeça de Folha conta a história de todos nós, as dificuldades durante o nosso crescimento. Nos espelhamos muito nesse ponto da nossa evolução e, com a animação, deu para criar um universo em que qualquer coisa do mundo real está lá.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Acredito que seja inédito e eu só posso falar que a folha caiu na nossa cabeça. Um dia estava chegando ao estúdio e pensei: 'Ah, acho que não vai dar certo. Saí para tomar um ar e, quando voltei, tinha uma folha na minha cabeça. E tinha mesmo uma folha na minha cabeça! Aí vi que a gente estava no caminho certo'.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Acredito que ele já seja uma referência e já pensamos em uma segunda temporada com ele para até 2022.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sempre tomamos as próprias decisões, mas estamos em constante aprendizado. Hoje, olhando para esses 15 anos de carreira, vemos que amadurecemos bastante.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Vamos a partir no meio do ano para gravar um DVD itinerante comemorando esses 15 anos. E vamos passar pelo Espírito Santo, acredito. Ainda estamos negociando uma data, mas está em nossos planos.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sempre acreditamos que é o ritmo. Mas queremos crescer esse número mais ainda. Nossa meta é levar hits e todo esse sentimento para o maior número de pessoas possível. A arte nada mais é que uma luz no escuro, ela te dá um sentido, te dá um caminho.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Ela aconteceu. O Kley é sensacional, faz música do coração e alcançou o sucesso fazendo música que o coração dele manda. Nós somos amigos também, então facilitou um pouco o processo. Estamos trabalhando todas as músicas de todas as formas, mas ao todo são mais de 650 mil plays no "Cabeça de Folha", o que é um número muito bom. E isso só no Spotify.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Vem muita música boa por aí. Vamos trazer novas participações, vamos fazer releituras de nossos sucessos e as expectativas estão no alto para os próximos meses. Será mais um ano de crescimento.

    Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais