> >
Agnes Nunes fala como venceu o racismo e se tornou revelação da MPB

Agnes Nunes fala como venceu o racismo e se tornou revelação da MPB

Cheia de projetos, cantora baiana - elogiada por Caetano - acabou de lançar o single "Vish" e prepara seu primeiro álbum de carreira

Publicado em 2 de maio de 2021 às 10:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Sucesso aos 18 anos, Agnes Nunes se tornou a revelação da MPB
Sucesso aos 18 anos, Agnes Nunes se tornou a revelação da MPB. (Bagua Records)
Gustavo Cheluje
Repórter do Divirta-se / [email protected]

Um verdadeiro "furacão baiano" e não estamos falando de Ivete Sangalo, Claudia Leitte ou mesmo da Rainha do Axé, Margareth Menezes, pois a vibe aqui é outra.

Com uma voz doce, aveludada e melodiosa - chegando a receber elogios de Caetano Veloso e Gal Costa -, a sensação da vez responde pelo nome de Agnes Nunes, que, aos 19 anos recém-completados, vem sendo chamada de revelação da MPB.

Com cerca de dois milhões de acessos mensais no Spotify, a nova diva da Bahia - nascida em Feira de Santana -   já lançou um EP, chamado “Romaria”, e firmou parcerias bem sucedidas, como “Pode Se Achegar”, com Tiago Iorc, e “Cida”, com Xamã.

Recentemente, trabalha a faixa “Vish”, expressão popular no Nordeste, lançada há cerca de duas semanas. Em dez dias na plataforma YouTube, o clipe foi visto por quase 1,5 milhões de pessoas. 

"Estou finalizando o meu primeiro álbum e "Vish" é o primeiro single desse trabalho que está por vir. Estou muito animada, porque será mais um grande passo na minha carreira", responde a cantora, em entrevista ao "Divirta-se".

Ah, sim, a moça tem um sotaque nordestino delicioso, afinal, como ela mesmo se define, é "paraibaiana", pois se mudou com a família para a Paraíba com apenas nove meses de vida.

Como se não bastasse o sucesso na música, Agnes também virou fenômeno pop nas redes sociais (conta com 2,6 milhões de seguidores apenas no Instagram). No espaço, dá dicas de beleza e empoderamento feminino e da mulher negra, ressaltando a importância das pessoas se aceitarem como são, sem se preocupar com preconceitos e amarras sociais. 

"Sou vitoriosa! Sofri racismo por conta do meu cabelo quando era mais jovem. Isso me deu forças para lutar cada vez mais", afirma a garota, que acabou de assinar um contrato com a L'Oréal Paris para ser uma das embaixadoras da marca. Em maio, Agnes também lança uma campanha da Disney, onde destaca a beleza e a força da mulher, intitulada "Princesas".  Abaixo, veja trechos da entrevista.

  • Aspas de citação

    Ganhei um piano da minha mãe e sempre ficava tocando depois da escola. Via uns vídeos e tentava reproduzir. Tocar me tirava um pouco do mundo e amenizava minhas dores. Depois, comecei a me gravar e fui publicando os vídeos, escondido da minha mãe (risos). Sempre me espelhei em nomes fortes, como Marisa Monte, Gal Costa, Elis Regina, HER, SZA e Rihanna, por exemplo. Meu intuito era pôr para fora, tentar, através da música, fazer com que as pessoas se sentissem bem. Quando minha voz começou a chegar em lugares tão distantes, não acreditei. Foi muito gratificante para mim!

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sim, a música sempre me ajudou a amenizá-las. Sofri bullying na escola por conta do meu cabelo, por não ser o "padrão" de beleza. Aquilo me machucava muito e, quando chegava em casa, cantava, tocava, e tudo "sumia". A música me deu força para passar por isso e me ajudou a enxergar que sou linda, do jeitinho que sou.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Porque, quando somos novas, nos fazem acreditar que cabelo bonito é só o liso. Graças a minha mãe, nunca alisei, porque ela sempre me estimulou a ver beleza nas minhas raízes e sou muito grata por isso. Ouvia coisas horríveis sobre o meu cabelo, mas sempre me mantive forte.

    Aspas de citação
Aspas de citação

Sofri bullying na escola por conta do meu cabelo, por não ser o padrão de beleza. Aquilo me machucava muito e, quando chegava em casa, cantava, tocava, e tudo 'sumia'.

Agnes Nunes
Cantora baiana e revelação da MPB
Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Recebo muitas mensagens de meninas me agradecendo por ser uma inspiração, por terem começado a amar seus cabelos. Gostaria de ter tido mais referências quando mais jovem. Saber que sou uma referência na vida dessas pessoas é uma gratidão inexplicável. Quero que a gente se una mais e mais, porque somos lindas, fortes e incríveis!

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Foi muito bom fazer essas parcerias com artistas tão talentosos. Essa troca entre os artistas está cada vez mais forte e isso é essencial no mercado da música. Os "feats" (participação) abrem espaço para as misturas de ritmos, ajuda os artistas que estão começando a misturar os públicos...É bom demais! Tenho muita vontade de fazer uma com a Marisa Monte, seria um sonho (risos).

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Componho sobre histórias, vidas e vivências. Algumas coisas sobre mim, outras das pessoas e o que escuto. Então, meu processo é bem natural. Quando estou inspirada, pego um bloquinho e vou embora (risos).

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Estou finalizando o primeiro álbum da minha carreira e "Vish" é o primeiro single desse trabalho que está por vir. Estou muito animada, porque será um grande passo para mim. Fora o álbum, que é meu principal projeto, acabei de me tornar embaixadora L'Oréal, e fiz uma parceria com a Disney, para a campanha "Princesas". Além disso, estamos desenvolvendo um documentário sobre a minha vida para contar um pouco da minha história e superações.

    Aspas de citação
Agnes Nunes:
Agnes Nunes: "sempre sofri preconceito por conta do meu cabelo". (The Nogueira)
  • Aspas de citação

    Olha, eu tenho uma relação bem equilibrada com as redes sociais. Apareço por lá, converso com meus seguidores, mas não é sempre. Tenho meus momentos e quem me acompanha já sabe. Gosto de compartilhar dicas, abrir caixa de perguntas, de cantar trechos de músicas que tenho escutado, as minhas também...

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    É muito difícil saber da dor de tantas pessoas, de não poder trocar um abraço de conforto... é muito complexo isso tudo que estamos vivendo e diria que é quase impossível se manter bem o tempo todo. Mas, tenho tentado respirar, mentalizar coisas boas e me manter forte.

    Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais