> >
Taxa de desemprego no país fica em 11,8% no trimestre até agosto

Taxa de desemprego no país fica em 11,8% no trimestre até agosto

Apesar de o desemprego começar a cair, ainda existem 12,6 milhões de desocupados no Brasil

Publicado em 27 de setembro de 2019 às 11:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
No primeiro trimestre, eram 26,5 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. (Reprodução/Web)

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,8% no trimestre encerrado em agosto, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em igual período de 2018, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 12,1%. No trimestre até julho deste ano, a taxa foi exatamente a mesma, de 11,8%.

Com o resultado do trimestre até agosto, o indicador interrompeu uma trajetória de queda registrada desde o trimestre encerrado em abril.

Apesar de os números mostrarem que a desocupação continua caindo, 12,6 milhões de pessoas ainda buscavam uma vaga. 

Nos três meses encerrados em maio, que servem como base de comparação, 12,9 milhões de pessoas estavam sem emprego, e a taxa estava em 12,3%. O mercado projetava um desemprego de 11,6% em agosto.

Este vídeo pode te interessar

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.298 no trimestre encerrado em agosto. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 209,893 bilhões no trimestre até agosto, alta de 1,8% ante igual período do ano anterior.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais