> >
Produção de alimentos orgânicos é prioridade

Produção de alimentos orgânicos é prioridade

Produtores do Estado estão em busca de uma agricultura mais sustentável e saudável

Publicado em 8 de julho de 2018 às 22:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Diferentemente do Projeto de Lei nº 6.299/2002, que pretende facilitar o licenciamento de agrotóxicos, os produtores capixabas querem tornar suas produções cada vez mais livres desses produtos. Milhares de agricultores capixabas querem deixar para trás a marca de um dos maiores consumidores de agrotóxicos do país.

Segundo dados do Atlas: Geografia e Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Européia, em todo o Estado 34,9 mil propriedades rurais usam o defensivo, o que representa 41,38% das propriedades.

Em média, por ano, de 2012 a 2014, o Espírito Santo utilizou 6,7 mil toneladas de agrotóxicos. Sendo que, a cada hectare de plantio, foram usados 2,66 quilos.

Segundo o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar (CAF) de Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Souza, essa realidade está mudando. Dos 143 cooperados, oito já são produtores orgânicos certificados e 30 estão mudando seu plantio para o sistema agroecológico. “Queremos uma produção cada vez mais limpa e sem agrotóxicos”, disse.

Já na Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC), 15 dos 60 cooperados têm selo verde e mais 20 estão trabalhando para conseguir o documento. “Hoje, 60% da produção da cooperativa são orgânicas. Queremos, nos próximos 3 anos, chegar a 100%”, conta o presidente da CAFC, Davi Barcelos.

Este vídeo pode te interessar

Um exemplo da demanda e do mercado que existe para esses produtos mais saudáveis é o número de feiras orgânicas e agroecológicas na Grande Vitória, que já são quase 20.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais