Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Economia
  • Petrobras reduz em 7,1% preço do gás natural vendido a distribuidoras
A partir de 1º de agosto

Petrobras reduz em 7,1% preço do gás natural vendido a distribuidoras

Repasse ao consumidor final depende das legislações de cada Estado

Publicado em 19 de Julho de 2023 às 13:37

Agência FolhaPress

Publicado em 

19 jul 2023 às 13:37
RIO DE JANEIRO – A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (19) que reduzirá em 7,1% o preço do gás natural vendido a distribuidoras de gás canalizado. O novo preço passa a vigorar no dia 1º de agosto e o repasse ao consumidor depende das legislações estaduais.
Segundo a estatal, o corte reflete variações nas cotações internacionais do petróleo e no custo de transporte do combustível no trimestre entre maio e junho. O gás natural tem seu preço reajustado trimestralmente.
Gás natural canalizado
Gás natural canalizado Crédito: Agência Petrobras
Em alguns Estados, como o Rio de Janeiro, o repasse das variações ao consumidor final é imediato. Em outros, como São Paulo, é feito na data de reajuste anual das concessões para distribuição de gás canalizado.
Com a queda das cotações internacionais, o preço do gás natural vendido pela Petrobras acumula queda de 25% no ano.
Em maio, a empresa anunciou a criação de novos contratos de venda do produto, prometendo gás mais competitivo ao mercado brasileiro. Os primeiros contratos assinados, porém, frustraram a indústria, que esperava corte maior.
Os dois primeiros contratos fechados pela estatal têm uma referência de preços cerca de 10% menor do que os contratos vigentes atualmente, segundo cálculos da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres).
A queda reflete a nova fórmula de cálculo do preço, que agora equivale a 11,9% da cotação do petróleo Brent nos contratos mais longos, contra 12,9% a 13,9% no modelo anterior. Os novos termos foram fechados com as distribuidoras Comgás, de São Paulo, e SC Gás, de Santa Catarina.
A indústria, porém, esperava uma referência mais próxima de 11% do Brent, abaixo da praticada antes da pandemia. Em 2022, a Petrobras havia subido em 50% o preço de referência do produto, em um processo que levou estados e distribuidoras à Justiça.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Homem é preso após ameaçar de morte e agredir esposa em Atílio Vivácqua
Pesquisa Quaest mostra que nomes alinhados ao ex-presidente mantêm tração relevante em diferentes recortes do eleitorado
Quaest: eleitores de direita preferem Magno e Pazolini e de esquerda preferem Hartung para governo do ES
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Homem sofre choque elétrico ao consertar exaustor de churrasqueira em São Mateus

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados