> >
Investimentos vão garantir expansão da rede de gás natural no ES

Investimentos vão garantir expansão da rede de gás natural no ES

Grupo Energisa planeja também apoiar iniciativas que possam viabilizar um polo gás-químico capixaba

Publicado em 7 de julho de 2023 às 14:53

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Gasoduto de transporte: gás natural retirado do pré-sal pode ser processado no Porto Central, em Presidente Kennedy, para ser levado até Minas Gerais
Imagem de gasoduto de transporte de gás natural. (TBG/Divulgação)

A expansão da rede de distribuição de gás natural no Espírito Santo passará por um processo de aceleração pelo novo dono da ES Gás, o Grupo Energisa.

Segundo o CEO da empresa, Ricardo Botelho, a companhia tentará agilizar os investimentos já aprovados pela Agência Reguladora Estadual de Serviços Públicos (ARSP), com um aporte de R$ 160 milhões no período de agosto de 2020 a julho de 2025.

O contrato de compra da ES Gás foi assinado nesta sexta-feira (7) no Palácio Anchieta pelo representante da Energisa e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A privatização da estatal que pertencia ao governo e a Vibra foi em 31 de março de 2023.

O plano de aceleração, que será executado a partir de janeiro de 2024, será detalhado nos próximos meses e submetido ao órgão regulador. Além disso, a ES Gás, que atende 75 mil consumidores, pretende apoiar as iniciativas em parceria com o governo estadual para desenvolver um polo gás-químico no Estado, criando um hub importante para escoamento, transporte, distribuição, armazenamento e consumo de gás natural.

Investimentos vão garantir expansão da rede de gás natural no ES

Segundo Ricardo Botelho, o Espírito Santo é privilegiado para liderar o mercado de gás natural no Brasil, devido ao marco regulatório maduro, à vocação logística e à terceira maior reserva de gás do país.

Atualmente, a ES Gás fornece 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia aos setores industrial, residencial, comercial, termelétrico e veicular.

“A aptidão de crescimento do gás natural no mercado capixaba é extraordinária, com mercado potencial endereçável estimado em 11 vezes no segmento residencial, 5 vezes no comercial, 1,3 vezes no industrial e 5 vezes no veicular. Para viabilizar todo esse potencial, iremos aportar nossa expertise em transformações bem-sucedidos e em quase 120 anos de atuação no mercado de distribuição de energia. Atuaremos com maior ousadia para impulsionar o desenvolvimento do estado e trazer maior competitividade e economia aos clientes”, complementa Botelho.

A aquisição da ES Gás pelo Grupo Energisa faz parte da estratégia de diversificação de portfólio da companhia, abrindo uma nova fronteira de crescimento de distribuição de gás natural.

A Energisa é um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, com 118 anos de história. O grupo oferece um ecossistema de produtos e serviços para a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e contribuindo para um mundo mais sustentável.

Com informações do Grupo Energisa

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais