> >
Haddad faz aceno ao Congresso após elevação de nota de crédito do Brasil

Haddad faz aceno ao Congresso após elevação de nota de crédito do Brasil

Ministro da Fazenda diz que melhora na classificação de risco anunciada pela agência Fitch é resultado da 'harmonia entre os Poderes'

Publicado em 26 de julho de 2023 às 14:50

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

BRASÍLIA - Ao comentar a elevação da nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (26) que a harmonia entre os Poderes é a saída para que o Brasil volte a obter grau de investimento.

"A Fitch é a primeira das grandes agências que muda a nota do Brasil. Eu sempre disse e continuo acreditando que a harmonia entre os Poderes é a saída para que nós voltemos a obter grau de investimento", disse Haddad, em aceno ao Congresso.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad discursa durante reunião de apresentação e assinatura dos decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento
Haddad diz que Brasil sinaliza para o mundo que é um país de oportunidades. (JOEDSON ALVES/Agência Brasil)

A agência de classificação de risco Fitch elevou a nota de crédito soberano do Brasil a BB, contra BB- antes, com perspectiva estável, e atribuiu a mudança a um desempenho macroeconômico e fiscal melhor que o esperado em meio a sucessivos choques nos últimos anos.

A agência tinha rebaixado a nota de crédito do Brasil para BB- em 2018, no governo Temer, quando o país passava por déficit fiscal, crise nas contas públicas e fracasso em aprovar a reforma da Previdência.

Segundo relatório, as políticas proativas e reformas apoiaram a decisão e a expectativa da agência é de que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais. A agência ainda afirmou que o presidente Lula "tem conseguido garantir a governabilidade e avançar em sua agenda política".

"Um país do tamanho do Brasil não tem sentido não ter grau de investimento."

O titular da Fazenda afirmou que, em seis meses de trabalho, o governo do presidente Lula (PT) está conseguindo sinalizar para o mundo que o Brasil é o pais das oportunidades.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais