Publicado em 26 de junho de 2019 às 13:36
Três entidades patronais paulistas lançaram nos últimos dias, na internet e em empresas, campanhas a favor da aprovação da reforma da Previdência. >
A maior das iniciativas é realizada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que produziu uma série de quatro vídeos animados favoráveis ao projeto do governo. >
As peças começaram a ser divulgadas primeiro por meio de mensagens programadas via Whatsapp no dia 17 de junho. Nesta terça-feira (25), a entidade iniciou também a veiculação via redes sociais.>
A federação não diz quantos disparos contratou, embora afirme que milhões de números recebem os vídeos.>
>
As peças apresentam personagens que, desinformados sobre as propostas do texto apresentado pelo governo, acreditam em boatos ou informações imprecisas sobre o projeto. >
Os vídeos afirmam que a necessidade de aprovação da reforma "não é uma questão política, nem ideológica. É matemática." Um deles pede, também, que as pessoas procurem políticos para defender o texto.>
Em outro, um personagem aposentado diz a um professor de ginástica que terá o valor de sua aposentadoria reduzido em 40% com a aprovação da reforma. >
O professor, então, explica que o texto não prevê redução nos benefícios pagos aos que já se aposentaram."Fizemos uma pesquisa com os argumentos mais usados contra a reforma que não eram verdadeiros e, com humor, mostramos que são informações falsas", diz a diretora de marketing da Fiesp, Ana Baruch.>
Com uma estratégia distinta, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) lançou uma página em seu site com cartazes a favor da reforma para que seus 1.500 associados possam imprimir. >
Uma das peças contém dizeres como "reforma da Previdência, eu apoio!" e "Mais oportunidades. Menos desigualdades.">
"Lidamos diretamente com os consumidores e sabemos que a reforma terá impacto positivo na economia. Os cartazes poderão ser colocados nos caixas, por exemplo, e terão links para a página [do governo] que explica a proposta de reforma", afirma Carlos Correa, superintendente da Apas.>
A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) também mobilizou as 420 entidades paulistas que fazem parte da entidade em prol da aprovação do texto.>
A Facesp lançou um site com vídeos do ministro Paulo Guedes e de empresários defendendo a reforma. Também apresenta uma cartilha com pontos do texto apresentado por Guedes à Câmara.>
O site pede, ainda, que o público grave vídeos de até 30 segundos apoiando a reforma e mande à entidade por whatsapp.>
"A ideia é criar uma onda positiva para que os parlamentares entendam a necessidade de aprovar o texto. Também acionamos Cada presidente de associação do estado pedindo que fale com os deputados federais, e mostrem os vídeos", diz o presidente da Facesp, Alfredo Cotait.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta