> >
CMN ajusta prazo para regras de portabilidade de crédito

CMN ajusta prazo para regras de portabilidade de crédito

De acordo com o BC, o adiamento decorre da necessidade da concentração em esforços de tecnologia no momento para "projetos prioritários", como o PIX

Publicado em 23 de outubro de 2020 às 15:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Banco Central em Brasília
O Banco Central ajustou o prazo para entrada em vigor de novas regras de portabilidade de crédito . (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central ajustaram o prazo para entrada em vigor de novas regras de portabilidade de crédito e para autorização de débito em conta de depósitos e de pagamento. As normas estavam previstas para serem aplicadas em novembro deste ano, mas agora só entrarão em vigor em março de 2021.

De acordo com o BC, o adiamento decorre da necessidade dos bancos concentrarem esforços de tecnologia no momento para "projetos prioritários", como o PIX e o Open Banking.

No caso da portabilidade de crédito, o adiamento trata das regras vale para as operações com cheque especial, e para a possibilidade de que operações de crédito imobiliário contratadas originalmente fora do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) sejam enquadradas no SFH.

As regras também trazem mais transparência nas autorizações de débito e crédito em contas de depósitos e pagamentos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais