Publicado em 16 de abril de 2019 às 00:13
A companhia aérea Avianca, que está em recuperação judicial, divulgou uma lista informando o cancelamento de cerca de 300 voos operados em todo o Brasil. A relação, que segundo a empresa pode ser atualizada diariamente (confira no site), constam viagens com datas de 15/04 a 20/04. Dois voos diários operados pela companhia em Vitória, um que decola rumo ao aeroporto de Guarulhos e outro que chega do mesmo terminal, estão na lista. A empresa justifica alegando uma possível redução de frota e visando minimizar o impacto na operação e aos passageiros.>
Desde o ano passado, a Avianca opera quatro voos no Aeroporto de Vitória, sendo dois de chegada e dois de partida, apenas para o Aeroporto de Guarulhos, com voos diretos. Na lista de cancelamento divulgada, consta um voo de chegada e um de partida. Trata-se do 6133, com saída de Vitória às 19h45, e o 6132, com chegada na capital às 19h10. Já o voo 6331, partindo de Vitória às 10h05 e chegando em Guarulhos às 11h40, e o voo 6130 decolando de São Paulo às 8h10 e, aterrissando na capital capixaba às 11h40, estão mantidos até então. >
O cancelamento acabou pegando alguns passageiros de surpresa na Capital. O engenheiro civil Carlos Nunes, 27, que está com passagem comprada para o dia 18, véspera de feriado, teve uma mudança no horário do voo e só percebeu quando foi fazer o check in. Por ter dificuldade em fazer contato com a empresa, ele resolveu ir ate o balcão da companhia aérea no aeroporto para resolver o problema.>
Quando eu fui fazer fazer o check-in, vi que meu voo foi alterado para o da manhã. Tentei falar com eles via telefone, mas não consigo, mais de uma hora em espera. Vim aqui tentar resolver, para tentar ser realocado, disse. >
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Direitos>
Os clientes que tem passagem comprada para os voos cancelados podem buscar seus direitos junto a empresa para não terem maiores transtornos. Segundo o diretor jurídico interino do Procon Estadual, André Marques, o consumidor tem duas opções: ser realocado pela companhia aérea em outro voo da própria empresa ou de outra, ou o reembolso da passagem.>
Se realmente for uma viagem imprescindível, que ele busque uma reacomodação ou, se tiver condições, uma remarcação de dia e horário futuro. Agora, se o consumidor não tiver mais interesse, ele tem todo o direito de fazer o cancelamento dessa viagem e obter os valores pagos de volta. É importante frisar que esses direitos são opções do consumidor. Não cabe ao fornecedor tentar induzir a uma coisa ou outra. Essa faculdade é do consumidor, explicou.>
Marques orienta o cliente a procurar a empresa o quanto antes para que o problema seja resolvido. Caso não haja solução ou retorno da companhia, os registros e protocolos de atendimento são fundamentais para o consumidor acionar o Procon e demais órgãos.>
E nesse ato de registro, buscar um protocolo ou preenchimento de documento e guardar, se munir do máximo de documentos possíveis que comprovem aquela relação até mesmo se a empresa não cumprir ou criar alguma dificuldade naquela promessa que ela fez de ressarcimento, prazos ou coisas nesse sentido. Para que o consumidor possa, munido desses documentos, fazer valer seus direitos. Buscar o Procon, o Judiciário e até mesmo a ANAC para dizer que buscou os direitos mas teve dificuldade ou até mesmo que a empresa não cumpriu. >
O presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB-ES, Bruno Da Luz, diz que em caso de prejuízos causados por conta do cancelamento, o cliente pode até ajuizar a empresa por danos morais. Se perdeu um aniversário de familiar, uma reunião de negócios, isso tem que estar comprovado, você tem direito a esse dano moral e isso só vai ser concedido através de ação judicial, disse. >
A empresa>
A Avianca se pronunciou por meio de nota, onde justifica os cancelamentos devido a uma possível redução da sua frota e visando minimizar o impacto na sua operação e aos seus passageiros. Uma lista com os voos cancelados foi publicada no site da companhia, e pode ser atualizada diariamente de acordo com eventuais ajustes. Na mesma nota, a Avianca dá orientações aos passageiros, pedindo para que verifiquem os status dos voos no site da empresa com 72 horas de antecedência.>
Diz ainda que caso o voo esteja na lista e a passagem tenha sido adquirida diretamente com a companhia, a empresa entrará em contato para oferecer reembolso ou opções de reacomodação. Reforçou também que caso o voo esteja na lista, mas a passagem foi adquirida em agências ou sites de viagens, que o passageiro entre em contato diretamente com as empresas.>
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