Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Economia
  • BTG é alvo de operação que investiga vazamento de dados da Selic
Delação do Palocci

BTG é alvo de operação que investiga vazamento de dados da Selic

Operação foi deflagrada pelo Ministério Público Federal de São Paulo e também pela Polícia Federal

Publicado em 03 de Outubro de 2019 às 12:09

Publicado em 

03 out 2019 às 12:09
Fechada de uma das unidades do BTG Pactual, em São Paulo Crédito: Reprodução/Facebook do BTG
AGÊNCIA ESTAD0 - Uma operação conjunta do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) e Polícia Federal investiga vazamentos de resultados de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) ocorridos nos anos de 2010, 2011 e 2012. A deflagração da operação "Estrela Cadente" ocorreu nesta quinta-feira, 3.
Segundo informação que consta no site do MPF-SP, a investigação, instaurada a partir de colaboração premiada do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, apura o fornecimento de informações sigilosas sobre alterações na taxa Selic, por parte da cúpula do Ministério da Fazenda e do Banco Central, em favor de um fundo de investimento administrado pelo BTG Pactual, que, com elas, teria obtido lucros extraordinários de dezenas de milhões de reais.
Na operação, está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal de São Paulo, no endereço sede do Banco BTG Pactual em São Paulo, para levantamento de novas evidências sobre o caso sob investigação.
Ainda de acordo com informação do MPF, é investigada a possível prática, entre outros, dos crimes tipificados nos artigos 317 (corrupção passiva) e 333 (corrupção ativa), ambos do Código Penal, art. 27-D, da Lei nº 6.385/76 (informação privilegiada), bem como o art. 1º, da Lei nº 9.613/98 (lavagem e ocultação de ativos).
Os detalhes do inquérito policial, segundo o MPF, seguem sob segredo de justiça.
Até o fechamento deste texto, a reportagem não havia obtido o posicionamento dos citados.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Baixa na União Progressista: Marcus Vicente desiste de se candidatar
Ex-prefeito Lorenzo Pazolini ao lado do vocalista da Banda Eva durante apresentação na praia de Camburi em janeiro deste ano.
Pazolini é condenado por propaganda eleitoral antecipada em show da Banda Eva
Imagem de destaque
Tarot mensal: previsões para os 12 signos em agosto de 2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados