Publicado em 2 de fevereiro de 2019 às 13:57
A Barbie está acostumada às mudanças de estilo. De apicultora a cirurgiã, passando por agricultora, a boneca de 59 anos já fez quase tudo. Mas, agora, enfrenta um de seus maiores desafios: manter sua popularidade num mundo cheio de dispositivos reluzentes e interativos.>
A fórmula tradicional, consistindo em uma boneca de beleza convencional com um guarda-roupa interminável e uma linha caleidoscópica de acessórios não é mais suficiente.>
"Bonecas, figuras articuladas e carros em miniatura estão disputando a atenção das crianças, que passam horas por dia brincando com jogos eletrônicos em celulares, tablets, computadores e consoles", escreveu Julie Creswell no Times.>
A Mattel, empresa responsável pelas bonecas Barbie, American Girl e outras linhas, viu sua receita cair muito conforme as crianças buscam cada vez mais as diversões eletrônicas (ainda que a Barbie tenha se mantido estável).>
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O mais novo presidente e diretor-executivo da empresa, Ynon Kreiz, é virtualmente inexperiente no ramo dos brinquedos. Mas ele tem um plano para atrair as crianças de hoje, expandindo as marcas da Mattel com novo conteúdo de mídia. A empresa deve produzir um filme com atores de verdade estrelando a atriz australiana Margot Robbie no papel de Barbie.>
"A Mattel está fazendo algo que deveria ter feito dez anos atrás", disse ao Times o analista Michael Swartz, do banco de investimentos SunTrust Robinson Humphrey.>
Uma forte presença digital pode levar uma boneca longe. Basta ver o exemplo de Qai Qai e seus mais de 100 mil seguidores no Instagram. O nome é pronunciado como "kwey kwey". Trata-se de um bebê de plástico que pertence a Olympia Ohanian, filha da estrela do tênis Serena Williams com o marido, Alexis Ohanian.>
"Qai Qai assume várias formas (conhecidas)", escreveu Caity Weaver no Times. "É uma boneca, uma usuária do Instagram, uma conta do Twitter, uma representação animada de uma boneca sobreposta a fotos digitais e um personagem imaginário semelhante a um Gremlin que prega peças fictícias atrapalhando as vidas de Olympia Ohanian e sua família".>
Embora seja difícil determinar qual foi exatamente a característica dela que atraiu os seguidores, eis um palpite: sua personalidade é engraçada.>
"Qai Qai é algo cada vez mais raro e valioso na sociedade moderna: um entretenimento descompromissado", escreveu Caity.>
Embora a adoção da tecnologia pareça ser uma etapa crucial para as bonecas de hoje, ainda há espaço de sobra para a nostalgia. Basta pensar no exemplo dos bonecos troll doll e seus cabelos coloridos, que evocam uma época mais simples para Jennifer Miller, também conhecida como pastora Jen, proprietária e curadora do Troll Museum (atualmente fechado), no Lower East Side de Nova York. O museu reabriu temporariamente dentro de um hotel de luxo, com "uma parede repleta de trolls de cabelo espetado e colorido, retratos psicodélicos de trolls e outros artigos obscuros ligados a esses bonecos", escreveu Alex Vadukul no Times.>
O fascínio da pastora Jen com essas bonecas começou quando ela ganhou seu primeiro troll na infância.>
"Acho que gostava do fato de estarem sempre felizes e sorrindo", disse.>
Ainda que a ressurreição tenha sido breve, a pastora Jen contou que o museu dos trolls é um estado de espírito. E eu sempre estarei no museu".>
Para ela, quem sabe investindo numa presença online os trolls possam retomar o mundo.>
"A marca My Little Pony tinha perdido a relevância até mais ou menos 2009 ou 2010, quando começou a ser reinventada no nível dos brinquedos e da mídia", disse Swartz. "Agora a marca movimenta US$ 1 bilhão por ano".>
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