Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 23:59
Pela primeira vez foi realizada uma pesquisa de satisfação dos usuários do Aeroporto de Vitória e o resultado não é nada bom. O terminal capixaba foi o segundo mais mal avaliado entre os 20 consultados pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes.>
Os dados são do relatório de desempenho dos aeroportos, divulgado nesta terça-feira (30). A pesquisa foi realizada entre novembro e dezembro de 2017 e avaliou a satisfação dos passageiros em 38 quesitos, como atendimento, infraestrutura, serviços, acesso, entre outros. Os entrevistados atribuem notas de 1 a 5 a cada um dos quesitos.>
A nota média geral do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, segundo o relatório, foi de 3,85, ficando na classificação regular. O índice só é maior que o Aeroporto de Florianópolis, que teve a nota 3,51. A média nacional ficou em 4,26.>
A pesquisa é realizada trimestralmente pela Secretaria de Aviação Civil. Além do Aeroporto de Vitória, também foram incluídos nesta edição os terminais de Maceió (AL), Goiânia (GO), Belém (PA) e Florianópolis (SC). Os aeroportos de Curitiba (com nota 4,77) e de Viracopos, em Campinas (4,76), foram os que registraram maior índice de satisfação.>
>
RECLAMAÇÕES>
A infraestrutura e os serviços prestados no terminal foram as principais queixas dos passageiros entrevistados em Vitória. No topo do ranking de reclamações, os campeões são o custo-benefício de serviços como o preço dos produtos em lanchonetes e restaurantes, de itens nas lojas do terminal, e do valor do estacionamento.>
Na sequência, aparecem as reclamações de infraestrutura, como a má qualidade da internet wi-fi oferecida, a falta de tomadas para carregar aparelhos eletrônicos, e a baixa disponibilidade de caixas eletrônicos, banheiros e painéis de voos.>
A nível nacional, as principais reclamações dos usuários também foram a alimentação e o custo-benefício do comércio, além da falta de acesso por transporte público. Estes são os nossos três pontos críticos. Não estamos numa posição confortável mas já melhoramos, com a evolução de 30% no serviço de alimentação, o que mostra que estamos no caminho certo para equiparar os indicadores operacionais, disse o secretário de Aviação Civil, Dario Lopes.>
Procurada pela reportagem, a Infraero, responsável pelo Aeroporto de Vitória, informou que considera a pesquisa válida para aprimorar seus processos nos aeroportos sob sua administração. A estatal afirmou que está comprometida em finalizar a obra do novo aeroporto, que está 98% concluído e tem entrega prevista para o primeiro trimestre deste ano. Segundo a Infraero, as novas instalações deverão melhorar a percepção dos passageiros sobre os serviços prestados.>
A Infraero ressaltou ainda que na pesquisa de percepção dos passageiros teve a maioria dos aeroportos apontados como os melhores pelos usuários e que essa experiência será aproveitada no terminal capixaba.>
O RANKING DE AVALIAÇÃO DOS AEROPORTOS>
1º Curitiba (PR) 4,77>
2º Campinas (SP) 4,76>
3º Confins (MG) 4,48>
4º Natal (RN) 4,48>
5º Santos Dumont (RJ) 4,43>
6º Guarulhos (SP) 4,43>
7º Manaus (AM) 4,39>
8º Brasília (DF) 4,34>
9º Fortaleza (CE) 4,31>
10º Recife (PE) 4,29>
11º Maceió (AL) 4,28>
12º Porto Alegre (RS) 4,28>
13º Congonhas (SP) 4,22>
14º Goiânia (GO) 4,21>
15º Cuiabá (MT) 4,14>
16º Galeão (RJ) 4,11>
17º Belém (PA) 4,01>
18º Salvador (BA) 3,91>
19º Vitória (ES) 3,85>
20º Florianópolis (SC) 3,51>
AS 10 PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES EM VITÓRIA>
1º Custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes: 2,70>
2º Custo-benefício do estacionamento: 2,74>
3º Qualidade da internet wi-fi disponibilizada: 2,91>
4º Custo-benefício dos produtos comerciais: 2,97>
5º Disponibilidade de tomadas: 3,35>
6º Disponibilidade de bancos e caixas eletrônicos: 3,40>
7º Quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes: 3,57>
8º Disponibilidade de sanitários: 3,67>
9º Qualidade das instalações de estacionamento de veículos: 3,68>
10º Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo: 3,78>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta