Publicado em 21 de março de 2018 às 00:13
A insatisfação dos consumidores quanto aos serviços das operadoras de telefonia e TV por assinatura é tamanha que essas empresas são as campeãs de reclamações nas unidades do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado. Levando em consideração apenas o Procon Estadual e os municipais de Vitória, Serra e Vila Velha, foram registradas mais de 33 queixas por dia contra as prestadoras no ano passado.>
Para se ter uma ideia do volume de reclamações, somando os quatro órgãos, foram 12.063 representações contra operadoras em 2017. Já o total de todas as queixas recebidas foi de 68.831. Ou seja, cerca de uma em cada seis reclamações apresentadas pelos consumidores nos Procons são relacionadas a problemas com essas empresas, um índice que representa 17% do total.>
Em Vila Velha, essa média é ainda maior. Cerca de uma a cada três queixas registradas no Procon Municipal estão relacionadas à telefonia, um média de 30%.>
A diretora-presidente do Procon Estadual, Denize Izaita Pinto, explica que as cobranças indevidas são as maiores causas dessas denúncias. Cobrança de operadora de forma indevida é o nosso principal motivo ao todo. E isso a gente já vê há uns dois anos. Até de casos de consumidores que vão à Justiça, essa também aparece como a principal causa, destaca.>
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De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin, os serviços de telefonia, por serem regulados, têm a tendência a possuírem mais reclamações.>
Por natureza, os setores regulados, como o de telefonia, são os com mais queixas, por não haver estímulo à concorrência e pelo fato das agências atuarem menos na proteção de consumidor e sim de forma mais permissiva com as empresas. Esse é um desafio do consumidor, que paga caro por esses serviços e não tem para onde correr, porque não há livre concorrência, afirma.>
Procon estadual>
Total de reclamações>
51.868 queixas foram registradas em 2017.>
Queixas contra operadoras>
7.904 no ano passado, ou seja, 15% do total.>
Tipos de reclamações>
A maioria das queixas são de telefonia móvel: 4.852 do total. As outras 3.052 foram sobre linhas fixas.>
Procon de Vitória>
Total de reclamações>
7.930 reclamações foram registradas no ano passado>
Queixas contra operadoras>
Dessas, 2.009 foram de telefonia: 25% do total>
Procon da Serra>
Total de reclamações>
7.525 em 2017>
Queixas contra operadoras>
1.711, ou 22% do total>
Procon de Vila Velha>
Total de reclamações>
1.508 queixas em 2017 que não foram resolvidas no atendimento preliminar>
Queixas contra operadoras>
439 no ano passado, ou seja, 30% do total>
Fonte: Procons>
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