> >
Tem algo estranho no seu olho? Saiba o que fazer

Tem algo estranho no seu olho? Saiba o que fazer

Nem todo mundo sabe reconhecer uma urgência oftalmológica. E aí, um simples cisco nos olhos pode se tornar uma lesão grave

Publicado em 20 de maio de 2021 às 19:51

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
De acordo com o oftalmologista Ronaldo César Filho, um atendimento precoce pode ajudar a conter uma complicação nos olhos, como uma proliferação bacteriana.
De acordo com o oftalmologista César Ronaldo Filho, um atendimento precoce pode ajudar a conter uma complicação nos olhos, como uma proliferação bacteriana. (Hospital de Olhos de Vitória/Divulgação)
  • Estúdio Gazeta

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
  • Hospital de Olhos Vitória

Quando entra algo no seu olho, como areia ou poeira, a primeira coisa é esfregar bem para remover o incômodo, certo? Errado. É exatamente o que não se deve fazer. Se há um objeto estranho nos olhos, que não sai quando você pisca ou lava na torneira, o melhor a fazer é procurar um oftalmologista o mais rápido possível.

Pouca gente sabe reconhecer uma urgência quando se trata de um problema ocular. O que pode parecer simples, como um cisco, pode se tornar uma lesão grave. Por isso, não importa o dia e a hora, procure um especialista o quanto antes.

“Um grão de areia que cai no olho pode causar uma leve irritação. Mas se machucar a córnea ou a conjuntiva com arranhões temos aí uma porta aberta para infecções. Portanto, a recomendação é para que, caso os sintomas persistam por períodos mais longos do que alguns minutos ou horas, a pessoa busque uma avaliação médica, não importando o horário do dia ou da noite”, ressalta o oftalmologista César Ronaldo Filho, que é cirurgião no Hospital de Olhos de Vitória.

O oftalmologista Ronaldo César Filho explica que o que pode parecer simples, como um cisco nos olhos, pode se tornar uma lesão grave.
O oftalmologista César Ronaldo Filho explica que o que pode parecer simples, como um cisco nos olhos, pode se tornar uma lesão grave. (Hospital de Olhos de Vitória/Divulgação)

E isso, diz o médico, vale para qualquer outro problema ocular, mesmo que menos frequente, como glaucomas agudos, inflamações oculares, baixa súbita de visão, entre outros.

O hospital, localizado na Praia do Suá, na Capital, funciona com atendimento 24 horas. Os principais problemas que levam as pessoas a buscar esse tipo de serviço de urgência são os traumatismos ou quando há um corpo estranho ocular.

“Geralmente, o paciente machuca o olho num dia e, no dia seguinte, passa o dia trabalhando, suportando aquele leve incômodo ocular. De madrugada, porém, a dor se torna insuportável e é justamente quando ele vai procurar atendimento”, completa César Ronaldo Filho.

É algo que costuma ocorrer também, segundo ele, com usuários de lentes de contato. “Há pessoas que insistem em usar a lente mesmo quando o olho dá sinais de intolerância ao uso, podendo levar a infecções graves e úlceras na córnea.”

O Hospital de Olhos de Vitória funciona 24 horas, na Praia do Suá, na Capital.
O Hospital de Olhos de Vitória funciona 24 horas, na Praia do Suá, na Capital. (Hospital de Olhos Vitória/ Divulgação)

O oftalmologista explica que o olho é uma das estruturas mais delicadas do corpo. “Para ele funcionar com precisão e harmonia, precisamos que todo um sistema complexo se complemente, pois uma estrutura depende da outra para que possamos enxergar com nitidez. A córnea, que é a lente mais externa do olho, possui duas camadas protetoras: a lágrima e o epitélio, sendo a primeira responsável pela limpeza, lubrificação e parte da nutrição; e a segunda faz a defesa contra micro-organismos, como bactérias. Portanto, qualquer trauma nesta região deve ser avaliado por uma oftalmologista, uma vez que, caso o epitélio seja lesionado, a chance de uma infecção é real”, observa.

Dessa forma, um atendimento precoce pode ajudar a conter uma complicação, como uma proliferação bacteriana. “No início, enquanto as bactérias ainda não penetraram no tecido da córnea, o paciente não sente dor, apenas um leve desconforto. Geralmente, nesses casos, o quadro evolui para dor intensa quase insuportável após 48 a 72 horas, justamente porque a infecção já se alastrou pelo tecido da córnea, atingindo áreas mais profundas e as terminações nervosas locais.”

Tudo isso, aponta o médico, faz com que o tratamento seja muito mais demorado e difícil, podendo inclusive deixar sequelas. “Vale para qualquer tipo de urgência oftalmológica, pois o próprio nome já diz: trata-se de uma urgência. Quanto mais precoce o tratamento, melhor”, frisa o especialista.

DICAS

  • 01

    Se entrar um corpo estranho no olho

    A pior atitude é esfregar até o “invasor” sair do olho, pois isso pode causar lesões na córnea, com danos que podem até ser irreversíveis. Tenha calma e pingue soro fisiológico ou lave com água. Não use colírios ou outros produtos sem orientação médica. Se o incômodo continuar, mesmo que seja pequeno, procure um oftalmologista para examinar corretamente.

  • 02

    Se o olho for atingido por um produto químico

    Em caso de contato do olho com algum produto químico, nem sempre o melhor é lavar com água, pois, dependendo da substância, pode piorar o quadro. O correto é seguir a recomendação da embalagem e procurar um oftalmologista para avaliar se houve danos.

  • 03

    Traumas

    Uma queda, uma briga, uma pancada sem querer no olho também merecem atenção. Mesmo que aparentemente não seja um trauma grave, somente um oftalmologista poderá detectar o quanto esse olho foi afetado internamente. Uma bolada no olho pode causar descolamento da retina ou catarata precoce e deixar uma pessoa cega.

  • 04

    Perfuração

    Se o olho foi perfurado por um objeto pontiagudo, o correto é buscar uma urgência oftalmológica. Jamais tente mexer no olho sozinho ou usar colírios sem indicação de um especialista. Pode ser o caso de uma cirurgia.

HOSPITAL DE OLHOS DE VITÓRIA

  • Aspas de citação

    Funcionamento 24 horas

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Rua Dukla de Aguiar, 201, Praia do Suá, Vitória

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    (27) 3134-8888

    Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais