> >
Supressor sustentável pode retirar do meio ambiente 1 milhão de garrafas PET por mês no ES

Supressor sustentável pode retirar do meio ambiente 1 milhão de garrafas PET por mês no ES

Novo controle ambiental da Vale também contribui para aumentar a renda de mais de 500 pessoas entre catadores de material reciclável e suas famílias.

Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 11:50

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Parte da equipe responsável pelo desenvolvimento do supressor sustentável de poeira
Projeto reúne universidade, empresas e associações de catadores de material reciclável. (Yuri Barichivich)
  • Curso de Residencia

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
Isabelle Oliveira
[email protected]
Leiriane Santana
[email protected]

Reciclagem, redução de poeira e geração de emprego e renda são os avanços socioambientais que se entrelaçam em um novo projeto recém-apresentado no Espírito Santo.

Todas essas ações vão ser garantidas por meio de um novo supressor sustentável à base de plástico PET, desenvolvido pela Vale em conjunto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O supressor é um controle ambiental para diminuir a emissão de poeira nas operações da empresa. O novo produto vai substituir os supressores utilizados atualmente, que podem ser feitos de celulose ou glicerina. A inovação foi apresentada no fim do mês de outubro, no Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, Vitória.

Além de assegurar a eficiência no controle ambiental, a nova opção tem potencial para retirar do meio ambiente, todos os meses, mais de um milhão de garrafas PET para a produção no Espírito Santo, e deve alcançar uma produção de 400 mil litros/mês de supressor em 2024. O volume pode chegar a 2 milhões de garrafas em 2026, com a expansão prevista para outras operações, que vão demandar 780 mil litros de supressor no total.

O processo de produção nesse novo método funciona da seguinte maneira: o plástico PET reciclado, oriundo das cooperativas, passa primeiro por uma etapa de micronização para transformá-lo em partículas menores e então seguir para a segunda e etapa principal que é a reação química, que o transforma em resina. Depois, essa resina, quando aplicada em pilhas de minério de ferro e carvão, forma uma película protetora que não apenas evita a emissão de poeira, mas também diminui drasticamente o descarte de resíduos.

A produção do supressor aproveita, ainda, outros materiais que seriam descartados, como o plástico PET utilizado em bandejas e garrafas de todas as cores, a exemplo das pretas e de bebidas energéticas. Em razão da baixa reciclabilidade, esses itens acabam sendo destinados ao aterro sanitário.

O diretor de Pelotização da Vale, Rodrigo Ruggiero, pontuou que, além de ser uma solução sustentável, o produto gera fonte de renda. 

Aspas de citação

A beleza desse projeto é a economia circular. Ajuda em relação à questão do excesso de plástico no meio ambiente, transformando a garrafa PET num supressor biodegradável, utilizado para evitar emissão de poeira.

Rodrigo Ruggiero
Diretor de Pelotização da Vale
Aspas de citação

O supressor é fruto de pesquisas científicas, união entre academia e Indústria. Os estudos e os testes começaram a ser desenvolvidos em 2013. O reitor da Ufes, Paulo Vargas, enfatizou a relevância do supressor para a economia e para o desenvolvimento social.

Aspas de citação

Sabemos que a ciência é um ponto central para o desenvolvimento econômico e social. Ela se torna efetiva quando encontra parcerias que ajudam a criar condições para que se torne aplicável, entre no circuito produtivo, alcance a coletividade na forma de melhorias sociais e ambientais. O supressor sustentável é um exemplo dessa sinergia profícua e multiplicadora, que muito orgulha a nossa universidade.

Paulo Vargas
Reitor da Ufes
Aspas de citação

Um plano de negócio

Aplicação do Supressor a base de garrafa PET na Vale
Aplicação do supressor sustentável nas pilhas de minério evita a emissão de poeira . (Yuri Barichivich)

Para a produção acontecer de forma rápida, eficiente e em grande escala, a Vale sublicenciou a patente do supressor para a empresa Biosolvit, cuja fábrica será instalada em Cariacica, em uma área destinada a empreendimentos que atuam no setor ambiental.

O CEO da Biosolvit, Guilhermo Queiroz, informa que esse produto começa atendendo as operações da Vale no Espírito Santo e, em 2025, a produção deve ser ampliada para as operações da empresa em Minas Gerais.

Aspas de citação

Começamos atendendo a toda necessidade da Vale em Vitória e enviando o produto também para algumas operações em Minas Gerais. A intenção é construir uma segunda fábrica no segundo semestre do ano que vem e iniciar a operação dela no primeiro semestre de 2025.

Guilhermo Queiroz
CEO da Biosolvit
Aspas de citação

Supressor sustentável gera fonte de renda

Associação dos Catadores de Resíduos no ES
Integrantes de associações de catadores de material reciclável são beneficiados pelo Reciclo . (Yuri Barichivich)

A iniciativa também será uma fonte de renda para as associações de catadores de material reciclável da Grande Vitória. Para isso, a Vale, em parceria com a Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes), criou o projeto Reciclo, que tem realizado ações para melhorar a estrutura física, a gestão e a comercialização do material, além de incentivar a coleta seletiva em condomínios e empresas.

Ao todo, 580 pessoas já foram beneficiadas com o projeto, que está sendo realizado em 12 associações em seis municípios do Espírito Santo. O investimento em equipamentos, obras e capacitações chegou a R$ 1,7 milhão. A ação já resultou em aumento de renda dos catadores em cerca de 45%, chegando à média de R$ 1.338,00 por pessoa.

Aspas de citação

A Vale foi a primeira grande indústria que acreditou que os catadores de materiais recicláveis conseguiam fazer aquilo a que eles estavam se propondo. Realizamos o sonho da venda coletiva para a indústria, e o Reciclo ajudou a materializar o objetivo de trazer mais dignidade para as famílias de catadores.

Lucio Heleno dos Santos
Presidente da Reunes
Aspas de citação

Isabelle Oliveira e Leiriane Santana são alunas do 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve a supervisão da editora do programa, Andréia Pegoretti.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais