Publicado em 1 de dezembro de 2025 às 08:00
Preço competitivo e variedade de produtos são características que chamam atenção de qualquer consumidor. Com a chegada de novas empresas e a ampliação dos investimentos de marcas já consolidadas, o capixaba conta com uma grande diversidade na hora de escolher por um supermercado. Por isso, sai na frente quem busca se conectar com o público. >
Um exemplo é o Supermercados BH, presente no Estado desde 2023. A empresa foi eleita a marca mais admirada do segmento pelos capixabas na pesquisa Marcas de Valor, realizada pela Rede Gazeta, e planeja inaugurar novas unidades no ES em 2026.>
Tudo isso porque, segundo o presidente do BH, Pedro Lourenço, a rede encontrou no Espírito Santo um ambiente propício para crescer, consolidar presença e se conectar ao cotidiano da população.>
“É um mercado estratégico. O desempenho consistente das lojas capixabas têm ampliado nossa participação regional, fortalecido o reconhecimento da marca e contribuído para o crescimento nacional. E me impressiona ainda mais a recepção do capixaba com a nossa marca a cada loja que inauguramos, é sinônimo de acolhimento do público”, afirma.
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Pedro Lourenço explica ainda que a chegada ao Estado marcou o início dessa expansão para fora de Minas Gerais, com a aquisição de 34 lojas, entre atacado e varejo. >
Só em 2025, oito novas unidades foram inauguradas ao longo do ano, sendo cinco em Serra, uma em Vila Velha, e duas recém-inauguradas, em Viana e no litoral sul do estado, na cidade de Anchieta. Hoje, no total, o Supermercados BH conta com 43 lojas em funcionamento, distribuídas por 13 municípios.>
“Seguimos com um plano contínuo de expansão no Estado, com novas inaugurações e conversões previstas conforme a confirmação dos cronogramas locais. Estamos avaliando áreas e oportunidades em diferentes municípios, reforçando nossa presença de forma sustentável, com foco em qualidade de loja, padronização e atendimento”, explica o presidente.>
Essa expansão também trouxe impacto direto na economia capixaba com a criação de 5.500 empregos diretos no Espírito Santo, o que representa mais de duas mil novas vagas criadas desde 2023.>
Vale destacar que para garantir o abastecimento de todas as unidades, foi inaugurado novo complexo logístico em Contagem, Minas Gerais, com 420 mil metros quadrados e frota própria com mais de 460 caminhões. >
Apesar da origem mineira, a adaptação ao mercado local tem sido parte essencial da estratégia. >
“Buscamos nos aproximar da cultura capixaba por meio da regionalização do mix, parcerias com fornecedores locais, apoio ao esporte e a iniciativas sociais do Estado e ações de relacionamento com as comunidades. Mantemos nossa essência mineira, mas adaptamos comunicação, sortimento e experiência de loja para refletir o jeito e as preferências do público local”, conta Pedro Lourenço.>
No esporte, por exemplo, a marca patrocina equipes de futebol e projetos que fortalecem vínculos de comunidade, incluindo seis dos dez clubes participantes do campeonato estadual: Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Nova Venécia, Rio Branco Atlético Clube, Serra e Vitória-ES.>
Afinal, a expansão no Espírito Santo também redefine o mapa de atuação da empresa no Sudeste. Para Pedro Lourenço, o Estado se tornou um laboratório competitivo para testar formatos, ampliar presença e disputar espaço com redes consolidadas. >
“A boa receptividade do consumidor e o avanço das lojas mostram que o crescimento local não é apenas territorial, mas parte de um novo ciclo de consolidação regional”, destaca. >
Entretanto, esse crescimento também vem acompanhado de responsabilidade social. Em parceria com o programa Mesa Brasil Sesc, o BH doou mais de 615 toneladas de alimentos em 2025, beneficiando cerca de 3.400 famílias em situação de vulnerabilidade. >
Outro destaque é o Projeto Troco Solidário, que já destinou mais de R$ 35 milhões para instituições de saúde desde sua criação, sendo R$ 6 milhões apenas no último ano.>
Já em relação a sustentabilidade, iniciativas de reciclagem reaproveitaram mais de 4 mil toneladas de materiais somente no primeiro semestre de 2025, assim como máquinas de coleta de vidro foram instaladas em lojas em parceria com a Ambev e novas ações de economia circular estão em expansão.>
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