Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 15:26
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) atingiu uma marca histórica em 2023: mais de 600 mil atendimentos foram realizados aos empreendedores durante o ano, sendo 69.980 de novos clientes. O número é superior ao recorde já registrado em 2022, quando mais de 460 mil serviços foram prestados. Comparado a 2021, com 260 mil atendimentos, o aumento foi de 130% em dois anos. >
“O aumento expressivo no número de atendimentos é um reflexo das ações estratégicas adotadas pela instituição após o período crítico da pandemia”, explica Adriana Rocha, gerente de Relacionamentos do Sebrae/ES.>
Uma delas foi o investimento na melhoria dos serviços digitais, com mais ofertas de cursos on-line, atendimento virtual 24 horas por dia, aplicativo e publicação de conteúdos que facilitam a vida do empreendedor.>
Este ano, 55% dos atendimentos realizados pelo Sebrae/ES ocorreram a distância, enquanto que os presenciais representaram 45%. No ano anterior, em 2022, a dinâmica foi inversa, com 52% sendo presencialmente e 48% de forma remota.>
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Segundo Adriana, o Sebrae/ES vem investindo em soluções que ajudam os pequenos negócios em todas as etapas do empreendimento, desde a fase de regularização, passando pelo diagnóstico do negócio e seguindo pelas estratégias de vendas, fidelização de clientes e organização financeira. >
A instituição apostou, ainda, na busca ativa. Pelo programa “Sebrae na sua empresa”, agentes foram, de porta a porta no Estado, levar consultorias gratuitas para microempresas e empresas de pequeno porte. Foram mais de 40 mil atendimentos.>
Outro destaque foi o “Acelera”. Focado em setores estratégicos da economia capixaba, o programa mira em donos de pequenos negócios que buscam crescer mais rápido. Para isso, são realizadas rodadas de negócios, networking e capacitações exclusivas. O Sebrae/ES também define as ações estratégicas que deverão ser implementadas pelas empresas para conquistar mais clientes.>
Em 2023, mais de 48 mil pessoas participaram de palestras sobre os primeiros passos para se tornarem microempreendedores individuais (MEI), atendimento ao cliente, marketing nas redes sociais, empreendedorismo feminino e outros temas relacionados aos pequenos negócios, todas realizadas pelo Sebrae/ES. Já entre os cursos e workshops on-line e presenciais, o público chegou a 50 mil.>
Além disso, foram realizadas mais de 44 mil consultorias personalizadas, um aumento de 63% quando comparado com 2022, que registrou 27 mil atendimentos nesta modalidade. >
A presença do Sebrae/ES em todo o território capixaba foi reforçada pela modernização dos escritórios, ampliação da equipe de atendimento, abertura de novos escritórios no Caparaó e do escritório de negócios com foco em turismo, em parceria com Convention Bureau nas Montanhas Capixabas, e na Grande Vitória. A expansão das Salas do Empreendedor, em parceria com as prefeituras, também garante que os serviços da instituição estejam acessíveis ao empreendedor.>
O engajamento dos 78 municípios capixabas com as pautas do empreendedorismo foi outro marco. Em seu terceiro ano, o programa “Cidade Empreendedora”, uma iniciativa do Sebrae/ES em parceria com o governo do Estado, registrou aumento de 77,5% do Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE).>
O ICEE está embasado em cinco competências que o poder público municipal foi estimulado a desenvolver: Governança para estímulo ao empreendedorismo; Programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; Regulamentações e legislação para melhoria do ambiente de negócio; Processos que facilitam a realização de negócios e estimulam o setor produtivo; e Recursos e infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento ao empreendedor.>
“Todos os municípios capixabas registraram evolução no ICEE e estão trabalhando para estimular o empreendedorismo em suas regiões. Na prática, isso significa menos burocracia e mais políticas públicas que favorecem o desenvolvimento dos pequenos negócios”, destacou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.>
O Sebrae/ES desempenhou um importante papel de suporte aos empresários atingidos pelas fortes chuvas no início do ano. Através da campanha “SOS Sebrae”, foram aportados R$ 3 milhões em ajuda financeira para pequenos negócios localizados em municípios que decretaram situação de emergência e calamidade pública, com aquisição de bens e consultorias gratuitas.>
Diante dos números conquistados ao longo do ano, 2024 reserva desafios ainda maiores para o Sebrae/ES. Segundo o superintendente da instituição, Pedro Rigo, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento e serviços às micro e pequenas empresas, e também fortalecer os projetos que deram bons resultados nos últimos anos.>
“Em 2023, o Espírito Santo se destacou como líder na geração de empregos entre as pequenas empresas no Sudeste. Esse feito ressalta a relevância desse setor para a economia e o impacto social positivo que essas empresas têm. Quanto mais empreendedores o Sebrae conseguir alcançar, mais transformações ocorrerão nos negócios e mais pessoas se beneficiarão”, finalizou Rigo.>
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