Publicado em 10 de julho de 2023 às 15:14
No dia a dia das casas, dos restaurantes e outros espaços que produzem comida, o sal é um tempero essencial. Mas quem já parou para pensar no que está por trás daquele saquinho de um quilo, que fica nas prateleiras dos supermercados e faz parte da cesta básica? O Sal Globo, uma referência no Espírito Santo, tem história para contar. >
Das salinas situadas às margens do Rio Apodi, na cidade de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, até chegar à mesa das famílias no Espírito Santo — ou outros Estados e até países — o Sal Globo passa por um longo estágio de produção, que pode levar meses, conforme explica o engenheiro químico da empresa, Ytalo Souza.>
“O tempo necessário para a formação das pilhas de sal antes do beneficiamento pode variar, dependendo das condições climáticas e do local de produção. Em média, leva-se de 6 a 12 meses desde a captação da água salgada até a formação das pilhas de sal prontas para o processo de beneficiamento.”>
A partir dessa etapa, a produção guarda números impressionantes: por hora, são fabricadas 20 toneladas de sal, ou seja, 20 mil pacotes de 1 quilo a cada 60 minutos.>
>
Com quase seis décadas de atuação, a marca consegue atrelar desenvolvimento e tradição a um produto extremamente tradicional aos capixabas. Embora a produção seja oriunda de um processo natural, cada pacotinho que chega ao consumidor carrega muita tecnologia agregada. >
“É importante acompanhar o futuro sem perder a essência do nosso produto e o que nos trouxe até aqui. Isso nos traz aperfeiçoamento, procedência, responsabilidade, padrão de qualidade e, assim, garante a confiança do consumidor capixaba. Uma marca é muito importante para uma empresa. Assim como uma pessoa, o Sal Globo tem uma reputação a ser preservada”, pontua Maria Izabel Braga Ferlin, sócia e diretora do Grupo Sal Globo.>
O sucesso do produto com o público vem de longe. No ano de 1985, o Sal Globo estrelou a campanha "O branquinho que dá gosto", em comemoração aos 20 anos do lançamento da marca. Passadas quase quatro décadas da iniciativa, o slogan não apenas se consolidou como contribuiu para o produto se tornar referência entre os capixabas. >
A frase salpicou um tempero especial entre o consumidor e a Brasilsal, empresa do Espírito Santo responsável por produzir os milhares de saquinhos de 1 quilo, carro-chefe da fabricante com sede em Vila Velha.>
A relação da marca com o Espírito Santo é determinante para o reconhecimento do Sal Globo, visto a valorização que o capixaba dá aos produtos originalmente do Estado ou que tenham ligação com o que é da terra. >
Maria Izabel Braga Ferlin
Sócia e diretora do Grupo Sal GloboPara ela, a valorização dos produtos capixabas faz parte de sua essência. “E justamente esse sentimento que nos leva a seguir com o mais alto padrão de qualidade, porque somos gente da terra, do mar e fazemos por merecer”, conclui. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta