> >
Ouça o 10° episódio do podcast #ElasNaEngenharia com a percepção das mulheres sobre o futuro da Engenharia

Ouça o 10° episódio do podcast #ElasNaEngenharia com a percepção das mulheres sobre o futuro da Engenharia

A cada quinta-feira, novos episódios serão publicados em A Gazeta e nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts

Publicado em 5 de agosto de 2021 às 10:39

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
podcast elasnaengenharia
Podcast #ElasNaEngenharia. (Estúdio Gazeta com ilustrações de Carol Cuquetto)

Se você pensa que a engenharia é exclusividade masculina, está enganado. Hoje, as mulheres já fazem parte desse universo cada vez mais diverso. E ainda há muito espaço para elas! Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) deste ano mostram que as mulheres correspondem a 19% dos registros ativos de todos os conselhos regionais do país, sendo 183.601 mulheres e 793.759 homens em atuação.

Apesar da diferença em números, essa informação também aponta que, mesmo com a predominância masculina, a Engenharia vem ganhando, cada vez mais, a presença feminina, o que tem sido, inclusive, incentivado por várias empresas.

Com o objetivo de ampliar o debate sobre diversidade e inspirar novas profissionais a investir nessa área, a ArcelorMittal apresenta o podcast #ElasNaEngenharia. A história da engenharia no Brasil, a implementação do curso no Espírito Santo e exemplos de engenheiras que revolucionaram o mundo através de suas invenções estarão em 10 episódios.

Produzido pelo Estúdio Gazeta, o podcast conta com apresentação da jornalista Luanna Esteves e será publicado semanalmente às quintas-feiras aqui no site de A Gazeta e nas principais plataformas de streaming de áudio, como SpotifyDeezer e Google Podcast.

Episódios do podcast #ElasNaEngenharia

  • 01

    Aqui a história é longa

    No episódio de estreia do podcast #ElasNaEngenharia vamos entender como a engenharia surgiu, sua importância no dia-a-dia e a participação das mulheres na história da profissão. Neste episódio contamos com a participação da professora de História e vice-presidente do SINPRO/ES, Silvana Azevedo Cruz, da professora universitária e engenheira Liana Figueiredo e apresentação da jornalista Luanna Esteves. 

  • 02

    Mulheres que revolucionaram a Engenharia

    No segundo episódio do podcast #ElasNaEngenharia vamos conhecer histórias de mulheres que marcaram a história da engenharia e que trouxeram melhorias para o mundo. Desta vez, contamos com a participação da professora e engenheira civil, Joice Tosta, da estudante de Engenharia da UFBA, Mariana Nascimento e apresentação da jornalista Luanna Esteves.

  • 03

    Engenharia no Brasil e no Espírito Santo

    No terceiro episódio do #ElasNaEngenharia, vamos conhecer a influência da mulher na história da Engenharia no Brasil e do Espírito Santo. Neste episódio contamos com a participação das professoras de História, Rossana Britto e Silvana Azevedo Cruz, da professora e pesquisadora, Circe Dynnikov, e apresentação da jornalista Luanna Esteves.

  • 04

    Engenheiras Hoje

    No 4° episódio de #ElasNaEngenharia vamos entender o cenário atual das mulheres na engenharia. Desta vez contamos com a participação da Engenheira Civil e Ex-Presidente do CREA-ES, Lúcia Helena Vilarinho Ramos, da estudante de Engenharia Elétrica, Jessica Kubit, e da estudante de Engenharia de Produção, Brenda Schutz Bastos. Apresentação da jornalista Luanna Esteves. 

  • 05

    Quero ser engenheira. Como faço?

    No quinto episódio do podcast #ElasNaEngenharia, entenderemos as diferenças entre os cursos de Engenharia, as áreas de atuação e como as mulheres podem entrar para a área. Desta vez recebemos as professoras e engenheiras, Joice Tosta, Liana Figueiredo e Jussara Fardin, as estudantes de Engenharia Elétrica da UFES, Brenda Bastos e Jessica Kubit, e da professora e coordenadora do curso de Engenharia de Produção da UFES, Marta Monteiro. Apresentação da Jornalista Luanna Esteves.

  • 06

    Obstáculos existem? Sim, existem!

    No sexto episódio do podcast #ElasNaEngenharia, vamos conhecer alguns obstáculos que as mulheres podem enfrentar dentro da engenharia pelo simples fato de serem mulheres. Neste episódio contamos com a participação da Engenheira Civil, Sandra Sily. Apresentação da Jornalista Luanna Esteves.

  • 07

    Nosso lema é superação!

    No sétimo episódio do podcast #ElasNaEngenharia, contamos duas histórias de superação de mulheres que mesmo com todas as adversidades conseguiram realizar o sonho de trabalhar com Engenharia. Neste episódio, contamos com a participação da Engenheira Civil e Ex-Presidente do CREA-ES, Lúcia Vilarinho, e da Engenheira de Produção, Mahyara Chaves. Apresentação da Jornalista Luanna Esteves.

  • 08

    O futuro está diante de nós

    No oitavo episódio do podcast #ElasNaEngenharia, falaremos sobre qual é o futuro das mulheres na engenharia. Neste episódio contamos com as participações da coordenadora do curso de Engenharia de Computação da UFES, Roberta Gomes; da Doutorando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ, Debora Molter; da professora de Engenharia Mecânica da UFES, Cristiane Pescador Tonetto; da coordenadora do curso de Engenharia Civil da UFES, Maristela Gomes da Silva; da professora de Engenharia Ambiental da UFES, Elisa Goulart; da professora de Engenharia Elétrica, Jussara Fardin; e da coordenadora do curso de Engenharia de Produção UFES, Marta Monteiro. Apresentação da jornalista Luanna Esteves.

  • 09

    Aqui tem inclusão!

    No nono episódio do podcast #ElasNaEngenharia, vamos saber o que as empresas fazem para diminuir as diferenças entre homens e mulheres dentro dos ambientes trabalho. Contamos com as participações de Juliana Almeida, que é Gerente de Pessoas, Atração, Carreira e Cultura da Arcelor Mittal; e também de Janaína Oliveira, líder de RH do grupo de equidade de gênero. Apresentação da jornalista Luanna Esteves.

  • 10

    Compartilhar e transformar

    Quem são as mulheres que participam do programa, como se veem no futuro, o que fazem para colaborar para que outras engenheiras tenham sucesso profissional? Essas dúvidas são respondidas no décimo e último episódio do podcast #ElasNaEngenharia. Contamos com as participações da Gabriela Engenheira Mecânica, Escobar Ludolf, e da Engenheira Eletricista, Flávia Ribeiro. Apresentação da jornalista Luanna Esteves.

Podcast nas plataformas de áudio

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais