> >
Grupo Águia Branca promove desenvolvimento sustentável no ES

Grupo Águia Branca promove desenvolvimento sustentável no ES

Em consonância com as melhores práticas de ESG, empresa aposta em geração de energia limpa, preservação da natureza e novos projetos em 2022

Publicado em 24 de novembro de 2021 às 10:05

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Reserva da Águia Branca preserva mais de 800 espécies da fauna e flora.
Reserva da Águia Branca preserva mais de 800 espécies da fauna e flora. (Grupo Águia Branca/Divulgação)
  • Estúdio Gazeta

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
  • Águia Branca

Buscar as melhores práticas sustentáveis tem sido um dos principais objetivos das maiores empresas do mundo, que adotam o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança). O Grupo Águia Branca pratica esta nova política e encontrou maneiras de reduzir o impacto de suas atividades de forma eficiente.

Dentre as diversas ações, duas recentes se destacam: a criação da Reserva Águia Branca e a implementação do primeiro projeto voltado à geração de energia: a AB Energias Renováveis.

Criada em 2017, a Reserva Águia Branca possui 2.225 hectares com vasta diversidade de fauna e flora, sendo 76,3% já definidas como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e o restante em fase de formalização. No caso específico da unidade de conservação, ela ajuda a preservar mais de 800 espécies de plantas e animais já identificadas, como a saíra apunhalada (Nemosiarourei), que chegou a ser considerada extinta no Brasil.

“Por meio da Reserva, firmamos um compromisso com o futuro e estamos felizes pela oportunidade de compartilhar essa área belíssima, que temos orgulho de cuidar enquanto promovemos a reconexão das pessoas com a natureza”, destaca o presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe, que a defende como um importante legado para as futuras gerações.

A AB Energias Renováveis, por sua vez, é um consórcio formado pelas empresas do Grupo localizadas nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, e tem a finalidade de gerar energia solar (um tipo de energia limpa).

Renan Chieppe explica que o desenvolvimento sustentável faz parte do dia a dia da empresa:
Renan Chieppe explica que o desenvolvimento sustentável faz parte do dia a dia da empresa: "Temos este compromisso". (Grupo Águia Branca/Divulgação)

O Grupo Águia Branca atuará no regime de compensação de energia elétrica, ou seja, toda a energia gerada pelas usinas será injetada nas redes de distribuição da EDP (ES) e da Cemig (MG), gerando créditos de compensação nas faturas de 98 unidades consumidoras localizadas em diversas cidades desses estados.

“Este é um projeto pioneiro, estamos falando do primeiro consórcio privado para geração de energia solar do Espírito Santo. E para avaliar a viabilidade de transformá-lo efetivamente em novo negócio, é preciso concluir sua implantação e consolidar o modelo de operação”, destaca o presidente.

INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 10 MILHÕES

A AB Energias Renováveis é o resultado de um investimento de mais de R$ 10 milhões para a construção de duas usinas de geração de energia solar, sendo uma no Espírito Santo, na cidade de Pinheiros, e outra em Minas Gerais.

No Espírito Santo, serão 2,6 megawatt/pico em potência (MWp) e em Minas, 0,7 MWp. Para efeito de comparação, isso é energia equivalente ao consumo de mais de 2.600 residências e evita o lançamento de mais de 2,8 mil toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera.

PLANOS DE CONSOLIDAÇÃO DA ESG EM 2022

Em 2021, o Grupo Águia Branca realizou o primeiro diagnóstico de sustentabilidade, que envolveu uma ampla consulta com acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores e outros públicos estratégicos sobre temas mais relevantes relacionados aos negócios.

“Apesar de termos muitas iniciativas nas áreas social, ambiental e de governança, sentimos a necessidade de consolidar e potencializar nosso impacto positivo a partir da visão desses públicos e também conhecer os pontos de melhoria”, explica Adriana Denadai, assessora de comunicação e sustentabilidade do Grupo.

Denadai destaca que a partir de 2022, o desenvolvimento de pessoas e o relacionamento com as comunidades serão temas sociais que demandarão atenção especial, diante do desafio de crescimento e expansão do Grupo Águia Branca.

“Na área ambiental, seguiremos avançando em estudos e projetos relacionados à mudança da nossa matriz energética e redução e/ou mitigação das emissões de gases do efeito estufa, além de potencializar a nossa contribuição para a preservação da biodiversidade por meio da Reserva Águia Branca. Em governança, onde temos maturidade muito acima do padrão de mercado, nosso investimento será na preparação dos jovens acionistas e no desenvolvimento de lideranças em todos os níveis”, destaca.

O presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe, explica que esta forma de pensar já faz parte do dia a dia da empresa e continuará se expandir.

“Somos uma empresa de origem familiar, mas de gestão profissional. No decorrer dos anos, com ajuda de especialistas e consultorias, fomos tomando medidas para fortalecer nossa governança, nossa atuação. Começamos a identificar nossa matriz de materialidade, que aponta os tópicos de maior impacto do nosso negócio. E a partir dela, poderemos monitorar com mais assertividade esses temas e estabelecer ou aperfeiçoar indicadores para cada um deles. Temos esse compromisso com nossos clientes, com nossos colaboradores, com a sociedade.”

VOCÊ SABIA?

A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança. No mundo dos investimentos, investimento ESG é aquele que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação das empresas de forma mais completa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais