Publicado em 2 de agosto de 2024 às 18:34
Em celebração aos 14 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos será realizado, na quinta-feira (08/08), o evento “14 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – uma história de luta e reconhecimento de catadoras e catadores de materiais recicláveis e de avanço na sustentabilidade ambiental do espírito Santo – Desafios e Perspectivas”. A reunião está marcada para ter início às 13h, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES).
A organização do evento é de responsabilidade do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS). O FCRS é um espaço de controle social, que congrega diversos atores – entidades da sociedade civil organizada, com atuação no âmbito estadual, setores acadêmicos e científicos, instituições governamentais e não governamentais, públicas e privadas.
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e o Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES) serão representados, respectivamente pela coordenadora e promotora de Justiça do MPES, Isabela de Deus Cordeiro, e pela vice-coordenadora e procuradora do Trabalho, Janine Milbratz Fiorot.
A reunião, ainda, contará com a participação de representantes de entidades que contribuem para o envolvimento direto dessa pauta e, também, das trajetórias profissionais de engajamento e cooperação interinstitucional para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei federal n.º 12.305/2010).
Vale destacar que o encontro tem a proposta de abrir espaço para refletir uma década e meia de avanços e desafios referentes ao tema. Além disso, também serão analisadas as perspectivas de fortalecimento de catadoras e catadores de materiais recicláveis no Estado do Espírito Santo, em que o trabalho é fundamental para o êxito das políticas ambientais na gestão de resíduos sólidos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta