> >
EstúdioCast: "Setembro Verde" alerta para importância da doação de órgãos

EstúdioCast: "Setembro Verde" alerta para importância da doação de órgãos

Um único doador pode salvar até oito vidas. Neste episódio, a coordenadora da Central Estadual de Transplantes e uma médica do Hospital Jayme Santos Neves explicam como funciona o procedimento, que é todo coberto pelo SUS

Imagem de perfil de Estúdio Gazeta
Produzido Por

Estúdio Gazeta

Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
Imagem de perfil de Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo
Apresentado Por

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

Publicado em 20 de setembro de 2024 às 18:59

O Espírito Santo tem hoje mais de 2,5 mil pessoas na lista à espera de um transplante de órgãos e tecidos. Enquanto isso, um único doador pode salvar até oito vidas, doando rim, fígado, coração, córnea e medula óssea, entre outros. Para ressaltar a importância de ser um doador e conscientizar as famílias que respeitem esse desejo, este mês é marcado pela campanha "Setembro Verde", com ações que orientam sobre esse ato de solidariedade.

Neste episódio do EstúdioCast, a gerente do Estúdio Gazeta, Mariana Perini, conversou com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Maria dos Santos Machado, e a médica intensivista Sara Soares Lima, do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Elas explicam como é o procedimento, que é todo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a captação do órgão à cirurgia de transplante, além da medicação imunossupressora usada pelos pacientes transplantados.

O Brasil, inclusive, é referência nesse tratamento e também no protocolo que determina a morte cerebral, quando os órgãos podem ser doados. Para entender melhor como tudo funciona, assista ao episódio completo no vídeo acima.

Neste episódio do EstúdioCast, Mariana Perini conversou com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Maria dos Santos Machado, e a médica intensivista Sara Soares Lima.
Neste episódio do EstúdioCast, Mariana Perini conversou com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Maria dos Santos Machado, e a médica intensivista Sara Soares Lima. Crédito: Flávia Martins
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Transplante Doação de orgãos

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais