Publicado em 5 de novembro de 2024 às 07:12
Quando o assunto é inovação em transporte e logística, a sustentabilidade e a eficiência pedem passagem.
Soluções inéditas concebidas em solo capixaba têm ganhado vez mais mercado. E, assim, o pioneirismo embarca no primeiro ônibus 100% elétrico de uso rodoviário do Brasil, alinhado à pauta socioambiental de redução das emissões de CO2; no trator autônomo capaz de movimentar até 80 toneladas em ambientes industriais, com o mais elevado nível de automação; e no caminhão elétrico, que pode evitar a propagação de quase 21 toneladas de gases por mês.
Todas essas soluções nasceram em um mesmo berço: o VIVA, uma vertical de negócios da empresa VIX Logística, responsável por aliar tecnologia e inovação para operações logísticas.
Sustentabilidade e segurança são o segredo por trás da bem-sucedida história dessas iniciativas. Segundo Marcos Nunes, gerente do VIVA, a vertical se concentra em alguns pilares que podem ser aplicados separadamente ou juntos em um mesmo projeto em operações logísticas.
Marcos Nunes
Gerente do VIVAA segurança no ambiente de trabalho deve ser uma pauta recorrente dentro das empresas, assim como a busca por diminuir os riscos para seus funcionários durante as operações. Soluções como os veículos autônomos, equipamentos robóticos e operações remotas têm auxiliado as indústrias a evitar situações de perigo, traduzindo a união entre as pessoas e a tecnologia.
O Galileu, primeiro veículo autônomo do VIVA, e outras ferramentas inovadoras e tecnológicas já vêm auxiliando nas operações das companhias clientes da VIX. De acordo com Patrícia Poubel Chieppe, CEO da VIXPar, marca consolidadora dos negócios de logística e mobilidade do Grupo Águia Branca, da qual a VIX faz parte, essas implementações têm trazido benefícios para a rotina dos colaboradores.
Patrícia Poubel Chieppe
CEO da VIXParO Galileu e outras soluções autônomas já vêm auxiliando a diminuir a exposição a situações perigosas dentro das empresas.
Falar de sustentabilidade também vem se tornando recorrente dentro das corporações. Com tantos processos de larga escala, colocar em ação práticas mais sustentáveis tornou-se um desafio necessário de se superar.
As fontes alternativas de combustíveis, por exemplo, são um dos pilares do VIVA, reduzindo os efeitos negativos para o ambiente.
A necessidade de inovação veio para ficar. Seja para pensar em segurança, sustentabilidade ou qualquer outra das demandas comuns de uma empresa, soluções criativas e eficientes são cada vez mais necessárias.
Por isso, a inconformidade e a busca por conhecimento têm se tornado essencial para o sucesso no mercado. Apesar de ser desafiador, é o olhar para o que está acontecendo agora e para o que pode acontecer depois que traz o pensamento inovador para dentro das corporações. A inovação, que já está no DNA da VIX, é o futuro tanto do mercado quanto da empresa, e é o que move o VIVA.
Patrícia Poubel Chieppe
CEO da VIXParAline Gomes e Rebeca Fagundes são alunas do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve supervisão e edição da jornalista Andreia Pegoretti, editora do programa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta