> >
Colatina e Frisa: história de gratidão mútua

Colatina e Frisa: história de gratidão mútua

Com 53 anos de existência, empresa ressalta o orgulho de ser capixaba e, principalmente, colatinense.

Publicado em 8 de junho de 2021 às 17:31

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

No início da década de 60 nosso estado iniciou um processo de erradicação dos cafezais. Colatina e região foram então amplamente impactadas por essas iniciativas e, como consequência, milhares de trabalhadores e suas famílias ficaram ociosos.

Nesse mesmo cenário o governo estadual incentivava a abertura de novos empreendimentos para alavancar a economia e um grupo de empresários colatinenses viu a oportunidade de fundar um frigorífico. Assim, em 1968,nasce o Frisa-Frigorífico Rio Doce S.A, uma legítima e orgulhosa empresa colatinense.

O Frisa iniciou sua operação em 1971, com uma linda solenidade de inauguração, ano no qual a Princesa do Norte atingia o seu cinquentenário, inclusive, com uma programação intensa de aniversário, afinal de contas, comemoração e colatinense são quase sinônimos.

Frisa
Solenidade de Inauguração FRISA. (Acervo )

O frigorífico então instala-se em uma propriedade rural na margem norte do Rio Doce, e constrói as primeiras residências no local a fim de abrigar seus primeiros colaboradores. O empreendimento passa a movimentar a região, que se desenvolve, atraindo novos moradores, projetos governamentais de habitação popular e daí nasce a atual comunidade do bairro Honório Fraga.

Frisa
Unidade Frisa nos anos 80 e a formação do bairro Honório Fraga. (Acervo)

Em 1974, com apenas 3 anos no mercado, a empresa realiza a primeira exportação de carne congelada do Espírito Santo. Uma carga transportada por caminhões que desfilaram orgulhosamente pelas ruas do município tamanho era a relevância daquele feito. De Colatina a carga seguiu para o Porto de Vitória e de lá até a Grécia no navio Penélope II.

Desfile Caminhões Centro Colatina(Acervo)

De lá para cá o Frisa cresceu, se instalou em outros três estados da federação e conquistou o mercado externo. Os produtos produzidos aqui carregam consigo o nome do nosso município e a força desse povo.

“Frisa e Colatina se completam. É a nossa casa e sempre que possível falamos com muito orgulho dela. Nascemos e continuamos aqui. Crescemos, é verdade, mas nunca nos esquecemos de citar nossa querida Colatina por onde passamos”, afirmou o diretor-presidente do Frisa, Arthur Arpini Coutinho.

frisa
Imagem aérea FRISA Colatina atual. (Acervo)

É admirável olharmos para o passado e percebermos que as histórias de Colatina e do Frisa estão intimamente entrelaçadas. Desenhadas pela competência e pelo trabalho de milhares de cidadãos colatinenses. Melhor ainda é olhar para o futuro e vislumbrarmos tudo que ainda escreveremos juntos. A todo povo dessa terra tão amada os nossos sinceros agradecimentos e desejo de prosperidade. Que venham os próximos 100 anos para que possamos caminhar juntos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais