Publicado em 18 de maio de 2022 às 16:11
Seja a caminho do trabalho, seja para chegar na faculdade, quem pega ônibus todos os dias sabe da importância que o transporte coletivo tem na própria rotina. Afinal, nem todo mundo tem condições de ter um carro próprio, ou manter os custos de um tanque cheio com a recente alta nos preços dos combustíveis ou até mesmo de arcar com as corridas de transportes por aplicativos. >
No entanto, com o surgimento da pandemia e o medo da contaminação da Covid-19, o número de passageiros acabou diminuindo. Dois anos depois, com as rotinas retornando à normalidade, muitos usuários ainda estão se perguntando se é seguro voltar a andar de ônibus.>
De acordo com o gerente de manutenção da Santa Zita, Carlos Eduardo Putti, a resposta é sim. Isso porque são realizados procedimentos de higienização diariamente e todos os filtros dos veículos são limpos à noite.>
“Os ônibus com ar-condicionado têm ventiladores que renovam o ar dentro dos veículos. Essa capacidade é tão grande que chega a superar a troca de ventilação de um ônibus que trafega com as janelas abertas, por exemplo”, explica Carlos Eduardo.>
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Considerando esses exaustores, a ventilação dentro dos veículos supera 33% das metas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), segundo a encarroçadora Caio Induscar. Esse número é 63% maior do que o estabelecido para locais fechados como supermercados, bancos e ambientes de trabalho, conforme publicou a revista NTUrbano.>
Na empresa Unimar, os processos de higienização são administrados pelo Valmir Ferreira Cruz, coordenador de serviços gerais. Segundo ele, esses procedimentos envolvem uma equipe que atua dia e noite nas limpezas corretivas e preventivas dos veículos.>
“Nosso trabalho é 24 horas. Fazemos uma higienização profunda quando os carros estão na garagem e nos preocupamos tanto com o bem-estar dos usuários, quanto o dos nossos funcionários. Nosso objetivo é atender a população da melhor forma possível com um serviço contínuo e qualificado”, pontua Valmir Ferreira.>
No Espírito Santo, o Sistema Transcol é uma ajuda e tanto. Por meio do transporte público é possível acessar toda a Grande Vitória com uma única passagem, devido ao grande número de linhas disponíveis. Essa alta capilaridade do serviço garante, acima de tudo, a democracia no acesso a vários espaços dos municípios. >
“Tem gente que não tem outra alternativa e o sistema de transporte coletivo metropolitano de Vitória é um grande modelo a ser seguido. Por exemplo, vamos pensar em uma pessoa que mora na Serra, mas quer conhecer as praias de Vila Velha. Com uma única passagem ela atravessa três cidades. Isso é democratizar o espaço urbano. Do contrário, apenas um tipo de público tem acesso a esses lazeres gratuitos”, destaca o especialista em mobilidade urbana e consultor na RT2 Consultoria Rodrigo Tortiello.>
é a distância que o passageiro do Sistema Transcol pode percorrer com uma tarifa
são transportados por dia, em média
Para Tortiello, o ônibus é o meio mais eficiente de transporte quando comparado a outros modos motorizados. Se considerarmos uma faixa de rolamento de 3,5 metros de largura, em uma hora de trânsito, é possível transportar 1.350 pessoas dentro dos carros. Quando mudamos para um ônibus esse número fica 10 vezes maior no mesmo espaço e período de tempo. >
“Se transportarmos 30 pessoas de um ônibus, em 30 motos, estaremos poluindo 19 vezes mais, mesmo utilizando diesel. Se elas estivessem em um carro, a emissão de CO2, que causa o efeito estufa, seria oito vezes maior do que no transporte público”, explica Rodrigo Tortiello.>
As empresas operadoras do Sistema Transcol trabalham com profissionais formalmente contratados e capacitados. Antes de irem para as ruas, os motoristas passam por treinamentos de acessibilidade, cortesia, comunicação, condução segura e econômica, ápice normativo, normas da empresa e aulas práticas para fazer o melhor tipo de operação ao usuário. Essas garantias, por exemplo, nem sempre são uma realidade de motoristas que atuam de forma autônoma em alguns aplicativos de transporte. >
“Já aconteceu comigo, por exemplo, de pegar um passageiro que não sabia ler. Manter a educação para prestar a assistência necessária nesse caso foi fundamental”, comenta o motorista e instrutor da Unimar, Eliel Cláudio Parreira Cruz.>
Ainda de acordo com ele, a capacitação recebida faz toda a diferença no dia a dia. “Como funcionário, me sinto bastante satisfeito em fazer parte do Sistema Transcol e ter um emprego com garantias que todo trabalhador com carteira assinada tem. Isso traz segurança para nós”, destaca.>
De acordo com Carlos Eduardo Putti, todos os carros passam por um protocolo mensal de avaliação da segurança, desgaste natural, acabamento e conforto ao cliente. Para manter a frota em dia, os veículos são revisados uma vez por mês ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Além disso, para fiscalizar a qualidade do serviço de manutenção, os veículos ainda são vistoriados pela Ceturb-ES, com relação às normas que regem o transporte coletivo e as exigências do Governo do Estado. >
O diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Elias Baltazar, ainda relembra que no início do isolamento social, o Sistema Transcol não deixou de circular. "No auge da pandemia, entre março e abril de 2021, quando os coletivos só podiam atender os profissionais da saúde, grande parte das pessoas precisou recorrer a outras formas de deslocamento nem sempre tão acessíveis como o ônibus. Mas vale sempre ressaltar que o coletivo não escolhe passageiros, não cancela corridas, está sempre disponível e atende a todos os bairros da Região Metropolitana”, finaliza.>
R. Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia, Vitória - ES, 29055-420
0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações via celular)
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