> >
Projeto quer aumentar idade máxima de ingresso na PM e Bombeiros no ES

Projeto quer aumentar idade máxima de ingresso na PM e Bombeiros no ES

Proposta tramita na Assembleia Legislativa e pode entrar em votação no plenário já na próxima segunda-feira (20)

Publicado em 16 de setembro de 2021 às 10:50

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
 Guarda Municipal de Vila Velha, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, fizeram fiscalização no Polo de Moda da Glória para o cumprimento do decreto de risco extremo para combater o avanço da Covid- 19
Proposta poderá der a chance de ingresso para candidatos. (Fernando Madeira)

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa quer aumentar a idade máxima de ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Espírito Santo para 32 anos. Hoje, para participar dos concursos públicos para o cargo de soldado os candidatos precisam ter entre 18 e 28 anos.

O texto (PL 236/2021) está sendo analisado pela Comissão de Justiça da Casa e pode entrar em votação no plenário na próxima segunda-feira (20).

Originalmente, a iniciativa também previa limite para a Polícia Civil, mas foi apresentada uma emenda retirando a corporação do texto original. A matéria tramita em regime de urgência.

Segundo o autor da proposta, o deputado Luciano Machado (PV), a alteração é urgente e necessária baseada na expectativa de vida do brasileiro, que vem crescendo nos últimos tempos. Em Estados como Minas Gerais, Piauí e Rio de Janeiro já houve alteração neste mesmo requisito.

“A medida se faz necessária para impedir injustiças por parte da Administração Pública que inviabilizam, por conta da idade, o acesso a cargos públicos a milhares de candidatos que almejam integrar os quadros das Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar no Estado do Espírito Santo”, comenta o parlamentar.

O governo do Estado vai abrir em breve concurso público com 671 vagas para a PM, sendo 560 para soldados combatentes e 22 para praças músicos. Para os dois cargos é necessário ter nível médio. Haverá ainda 87 oportunidades destinadas a profissionais da área da Saúde e duas para oficiais músicos, ambos para nível superior. Também há previsão de abertura de 80 chances para soldados do Corpo de Bombeiros.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais