> >
Senai abre 2 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia para mulheres

Senai abre 2 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia para mulheres

Oportunidades são para formações na área de Inteligência Artificial (IA), cibersegurança, phyton e outros; saiba como se candidatar

Gabriela Maia

Estagiária / greis@redegazeta.com.br

Publicado em 11 de março de 2025 às 16:03

A presença feminina na tecnologia depende de ambientes mais inclusivos e acolhedores, e as empresas do setor têm um papel essencial nessa transformação (Imagem: Gorodenkoff | Shutterstock)
Cursos estão disponíveis em todas as unidades do Senai no Espírito Santo Crédito: Gorodenkoff | Shutterstock

Apesar de todo o avanço feminino no mercado de trabalho, ainda existem profissões que são exercidas, em sua maioria, por homens. Para ajudar a mudar esse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibilizou mais de 2 mil vagas para profissionalizar mulheres no setor de tecnologia, através do programa Mulheres na Indústria.

As vagas são para capacitação a distância na área de Tecnologia da Informação (TI) e estão disponíveis em todas as unidades do Senai no Espírito Santo. As interessadas podem escolher entre os cursos de Introdução à Inteligência Artificial com SCIKIT-LEARN, Scrum Master - Gestão de Projetos Ágeis na Prática, Cibersegurança na Nuvem, User Experience UX-UI, Python para a Indústria 4.0, entre outras opções.

Os cursos são gratuitos e de curta duração. Para realizar a inscrição, basta acessar o site conteudo.senaies.com.br/mulheresnaindustria, e preencher as informações necessárias indicadas no endereço eletrônico.

00:00 / 01:38
Senai abre 2 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia para mulheres

"A escolha da área de TI para ser o foco do programa vem da crescente importância desse setor no mercado de trabalho, especialmente com o impacto e as transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA)"

Tatiane Franco

Gerente executiva de Educação Profissional do Senai ES

De acordo com o Senai, essa iniciativa busca formar mão de obra para os trabalhos do futuro, pois as indústrias sofrem com a falta profissionais capacitados para ocupar as novas vagas de emprego na área de tecnologia. Um dos principais objetivos dos cursos é possibilitar que mais mulheres terminem a formação prontas para ingressar no mercado de trabalho.

Dados do Mapa do Trabalho Industrial 2025–2027, em levantamento feito pelo observatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que o Espírito Santo precisa formar quase 9 mil profissionais para atender o setor da tecnologia da informação.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

oportunidades Mulheres Senai

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais