Repórter / dsanchotene@redegazeta.com.br
Publicado em 6 de maio de 2025 às 08:54
Concurso público e processo seletivo são duas modalidades utilizadas pelo poder público para a contratação de pessoal. Apesar da finalidade ser parecida, existem algumas diferenças como direitos e regime de trabalho.
Em resumo, no concurso público o candidato aprovado se torna servidor público, ou seja, tem estabilidade após o estágio probatório. O objetivo desse modelo é garantir transparência, imparcialidade e igualdade de oportunidades.
O especialista em certames Rodrigo Lélis destaca que o critério está previsto no artigo 37 da Constituição Federal, que garante que para tomar posse em um cargo público, é necessário ser aprovado em concurso de provas ou provas e títulos, conforme a natureza do cargo.
Já nos processos seletivos, os contratos são temporários e não costumam durar mais de dois anos. Este modelo é mais flexível e aberto, utilizado quando há necessidade de pessoal urgente.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta