Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Estaduais: chance para a garotada e também aos novos árbitros de futebol

Com os times começando a temporada, muitos atletas de base ganham chances no profissional. Na arbitragem ocorre o mesmo e no cenário local, novos árbitros ganham oportunidades

Publicado em 20/01/2025 às 14h35
Capixabão
Arbitragem do clássico Desportiva x Vitória pela abertura do Capixabão 2025. Crédito: Henrique Mantovanelli

Que os campeonatos estaduais viraram verdadeiros laboratórios para os clubes todos nós estamos vendo nas rodadas das competições regionais pelo país. As escalações com jogadores Sub-20 e Sub-17 estão aí para comprovar. Interessante essa tendência que oportuniza que isso também ocorra nas escalas dos árbitros.

Nas primeiras rodadas vimos muitos árbitros e assistentes novatos atuando e buscando aproveitar a oportunidade de início de temporada. Aqui no Campeonato Capixaba, por exemplo, a média de idade dos árbitros foi de 24 anos, o que é muito bom em termos de renovação, até porque os veteranos estão deixando o quadro pelo limite de idade como os casos de Dyorgines Padovani e o assistente Fabiano Ramires. A coluna deseja boa sorte aos novatos nesse árduo ofício.

Léo Batista

Léo Batista

Na minha carreira, tive uma breve experiência com o querido Léo Batista que nos deixou essa semana. Ao deixar o campo no intervalo do jogo Fluminense x Goiás, no Maracanã, estavam ele e o jornalista Caco Barcellos fazendo uma matéria, quando o "Seu Léo" me falou: 'tá correndo para chuchu, garoto. Parabéns'. Comentário marcante para mim, com a voz marcante de Léo Batista!

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Arbitragem

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.