Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Entenda como vai funcionar o "desnecessário" cartão azul no futebol

Os testes com o cartão azul deverão ser realizados na próxima edição da FA Cup e da FA Cup Feminina, na Inglaterra

Publicado em 12/02/2024 às 08h00
Cartão azul tem como objetivo reduzir as faltas táticas e as reclamações no futebol
Cartão azul tem como objetivo reduzir as faltas táticas e as reclamações no futebol. Crédito: Ifab/Divulgação

As modificações/atualizações nas regras do futebol continuam. Quero registrar a minha discordância em relação ao cartão azul que deve ser testado no futebol profissional em breve. A minha opinião é de que basta que os cartões já existentes - amarelo e vermelho - sejam usados com autoridade. De qualquer forma, como funcionaria e quais os próximos passos?

A International Football Association Board (Ifab), órgão responsável pelas regras do futebol, testará a utilização de cartão azul como forma de coibir as chamadas “faltas táticas” e também para tentar diminuir as reclamações dos atletas perante às decisões da arbitragem.

A informação foi publicada pelo diário Telegraph, da Inglaterra, na quinta-feira (8). A punição para o atleta que receber o cartão azul é ser retirado de campo por dez minutos. A aplicação de dois cartões azuis resultará em uma expulsão definitiva, tal qual acontece atualmente após dois cartões amarelos.

Se o atleta receber um cartão amarelo e outro azul também resultará em sua exclusão do confronto por cartão vermelho. De acordo com a publicação, os testes deverão ser realizados na próxima edição da FA Cup e da FA Cup Feminina, na Inglaterra.

Além da aplicação do cartão azul, a Ifab também estuda uma medida que autorize apenas os capitães das equipes a se comunicarem com os árbitros. A regra é existente em esportes como o rugby e é vista pela organização como uma forma eficaz para combater “o câncer que mata o futebol”.

Já existentes há mais de 50 anos, os cartões amarelo e vermelho foram introduzidos no futebol na Copa do Mundo de 1970, no México.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Arbitragem

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.