Aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre segurança, justiça e cidadania, com informações que impactam a vida das pessoas e da cidade

Policiais penais do ES convocados a Mossoró para reforçar equipes de segurança

Quatro policiais penais foram para a cidade do Rio Grande do Norte no último dia 26 de fevereiro, onde devem permanecer por pelo menos 60 dias; há um mutirão de segurança na localidade onde dois presos fugiram de um presídio federal

Vitória
Publicado em 11/03/2024 às 05h00
Muralha presídio
Muralha de presídio. Crédito: Arte: Geraldo Neto

Quatro policiais penais do Espírito Santo foram convocados para participar das forças de segurança que atuam em Mossoró, Rio Grande do Norte. A penitenciária federal localizada na cidade se tornou palco de uma fuga histórica no dia 14 de fevereiro, quando dois presos escaparam de uma cela. Foi a primeira em uma área de segurança máxima no Brasil. Os capixabas já estão trabalhando nas muralhas do presídio, garantindo a segurança externa.

Eles possuem expertise em ações de segurança voltadas para o policiamento extramuros das unidades prisionais. Foi esta experiência que motivou o convite para integrar a Força Penal Nacional (FPN), explicou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco. “É um trabalho qualificado e eles estão preparados para a missão".

A equipe faz parte da Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP) do Espírito Santo. São eles:

  • Giovani de Souza Tesch
  • Gudierrys Santos Furlan
  • Fabiano Callegario Silva
  • Jeferson Soares da Motta

Foram para Mossoró no dia 26 de fevereiro e devem permanecer na região por 60 dias, tempo que pode ser prorrogado pelo mesmo prazo.

Equipe sejus
Equipe sejus. Crédito: Arte: Geraldo Neto / Foto: Sejus

Segundo Pacheco, houve união de esforços junto à Força Penal Nacional para a garantia da segurança de unidades federais que realizam a custódia de presos de alta periculosidade. “É uma cooperação importante que demonstra a integração entre o ente federativo e o Estado do Espírito Santo”.

É um trabalho entre as polícias penais de diferentes estados, que segundo o diretor-geral da Polícia Penal, José Franco Morais Júnior, já está apresenta resultados. “Tanto na manutenção da ordem e disciplina nos estabelecimentos penitenciários quanto no combate à criminalidade”, destacou.

Fabiano Callegario Silva, que está em Mossoró, destaca que a equipe terá a oportunidade de vivenciar, na prática, como é a atuação em um presídio federal. "E trocar informações e conhecimento com policiais penais de outras regiões brasileiras”, enfatizou.

Outras equipes estão fazendo a busca e captura dos foragidos, que reúnem policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional, que congrega ainda bombeiros e policiais civis.

A utilização da Força Penal Nacional foi autorizada pelo Ministério da Justiça no dia 21 de fevereiro. Ela foi criada em 2023 para as situações de crise envolvendo o sistema prisional.

Fuga

Os foragidos Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 35, possuem  longas fichas criminais que vão de roubos a sequestros e latrocínios e envolvimentos com organizações criminosas. Os dois são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, e conseguiram escapar da cela por uma luminária da cela.

A fuga, que completa um mês nesta quinta-feira (14), foi a primeira da história do sistema prisional federal, criado em 2006.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.