Taynã Feitosa é sommelière e cervejeira apaixonada por uma boa cerveja e suas infinitas possibilidades. Também é jornalista e mercadóloga

Camarão, moqueca e outras harmonizações com cerveja pilsen

O estilo de cerveja mais popular do planeta marca a estreia de uma série com sugestões de como combinar a bebida com diferentes receitas

Publicado em 27/05/2020 às 10h00
Atualizado em 27/05/2020 às 10h00
Camarões e cerveja
Camarões e cerveja. Crédito: Pixabay

Harmonizar cerveja e comida é uma experiência incrível. A partir do momento em que nuances de aroma e de sabor são percebidas nessa união gastronômica, fica difícil não querer ter essas sensações novamente.

O bacana de harmonizar cervejas e pratos é que, nesses casos, as sensações são identificadas mais facilmente do que em harmonizações com vinhos, por exemplo. As cervejas têm notas aromáticas e de paladar mais fáceis de serem notadas, o que torna a degustação mais rica até para quem não têm o hábito de harmonizar.

O estilo de cerveja mais democrático do mundo, Pilsen, foi o meu escolhido para iniciar uma série de dicas de harmonizações na coluna. Dele fazem parte essas lagers originárias da região histórica da Boêmia, hoje território da República Tcheca e que abriga três variações do estilo: as tchecas Bohemian Pilsner, as alemãs German Pils as American Pilsen, da Escola Americana.

As variações, no entanto, têm pontos em comum: corpo leve, cor dourada, boa formação de espuma, brilho e notas discretas de malte e florais, herbais, além de especiarias que vêm dos lúpulos de cada receita. São cervejas leves e que tendem a agradar todos os paladares e que pedem harmonizações de complementação.

Trago a seguir três dicas de boas cervejas Pilsen à venda no mercado para combinar com três pratos que, apesar de básicos, resultam em experiências surpreendentes. Bora harmonizar?

Salada caesar com frango
Salada caesar. Crédito: Pixabay
Cerveja pilsen Pilsner Urquell
Cerveja tcheca Pilsner Urquell . Crédito: Pilsner Urquell/Divulgação
  • Pilsner Urquell + Salada Caesar 
  • A clássica Pilsen Tcheca pede uma harmonização à altura. Essa harmonização tem tudo para ser rica, já que a cerveja escolhida possui um floral intenso, típico das Pilsen de origem, assim como notas de pães e biscoito. A gordura do molho é sutilmente cortada e todos os outros sabores se complementam.
Moqueca capixaba
Moqueca capixaba. Crédito: Marcelo Moryan
Cerveja Eisenbahn Pilsen
Cerveja Eisenbahn Pilsen. Crédito: Eisenbahn/Divulgação
  • Eisenbahn Pilsen + Moqueca capixaba 
  • Há quem prefira harmonizar esse prato emblemático do Espírito Santo com cervejas mais condimentadas, como as Witbier, já que esse estilo engloba rótulos com semente de coentro e cascas de laranja na receita. Mas pode confiar: a Pilsen da Eisenbahn possui um aroma de malte bem especial e tem um dulçor no final do gole que combina perfeitamente com a nossa moqueca. 
Camarões refogados
Camarões refogados. Crédito: Pexels
Cerveja pilsen Japas Matsurika
Cerveja Matsurika da cervejaria artesanal Japas. Crédito: Japas/Divulgação
  • Japas Matsurika + Camarões refogados
  • A Bohemian Pilsner assinada pela cervejaria Japas traz um componente especial na receita: pétalas de jasmim, que garantem um reforço nas notas florais dessa cerveja. Ela vai bem com camarões em um refogado despretensioso mas cheio de sabor.

Acompanhe a colunista também no Instagram

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.