A jornalista Renata Rasseli cobre os eventos sociais, culturais e empresariais mais importantes do Estado. Sua marca é aliar notícias a tendências de moda, luxo, turismo e estilo de vida

Museu do Isolamento divulga arte produzida durante a pandemia

Primeiro museu online do Brasil, criado por  Luiza Adas, pretende divulgar o trabalho de artistas em isolamento social

Publicado em 01/07/2020 às 05h00
Atualizado em 01/07/2020 às 05h00
Arte feita por Mayara Silva para o Museu do Isolamento
Arte feita por Mayara Silva para o Museu do Isolamento. Crédito: Instagram/@museudoisolamento

O Museu do Isolamento é o primeiro museu online do Brasil que se propõem a divulgar o trabalho de artistas que estão produzindo no período de isolamento social. Para aqueles que produzem arte, o Museu se propõem a ajuda-los a encontrar um espaço de visibilidade para que consigam expor seus trabalhos de uma forma mais democrática. Dessa forma, os artistas podem alcançar novos apreciadores, novos seguidores e até mesmo novos trabalhos. Para aqueles que consomem, admiram arte, e estão sentindo falta de frequentar atividades artísticas, o museu busca ser uma instituição que vai até você e que está lá pra te mostrar obras e novos artistas, quando e onde você quiser.

A ideia surgiu da criadora de conteúdos Luiza Adas (do perfil @florindolinhas), que produz conteúdos e dá dicas culturais e artísticas. "Com o distanciamento social, as dicas relacionadas aos artistas e às obras de arte, não poderiam parar", afirma Luiza. Nesse caso, ao invés de falar sobre as exposições em museus, que não estão mais acontecendo, Luiza resolveu criar seu próprio museu para colaborar com o ecossistema das artes de forma democrática, tendo em vista o momento em que vivemos. Queremos manter o ecossistema da arte brasileira conectado, mesmo em um momento de distanciamento.

ENSAIO FOTOGRÁFICO

A designer de joias especializada em alianças, Karla Bautz, em ensaio especial para o Espaço Nales, a convite de Márcia Nales.
A designer de joias especializada em alianças, Karla Bautz, em ensaio especial para o Espaço Nales, a convite de Márcia Nales. Crédito: Claude Coimbra

ESTILISTA DOA CAMISETAS PARA MOVIVE

A estilista Chris Trajano disponibilizou 40 camisetas com a mensagem de esperança “Seremos melhores no amor, na dor, em tudo...” para apoiar os projetos socioambientais do Movive. Qualquer pessoa que doar no mínimo R$ 65,00 para o instituto ganha a camiseta. A contribuição pode ser feita pelo picpay @movive ou pela conta poupança 11474-X, Banco do Brasil, agência 3195-X. O comprovante deve ser enviado para o whatsapp (27) 99922-0422, informando também o endereço e tamanho. Moradores de Vila Velha ou Vitória receberão a camiseta em casa.

GUERREIRAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Gabriela Simmer comemora a volta dos encontros do grupo Guerreiras Medquimheo, que, devido ao cenário de pandemia, têm acontecido quinzenalmente por meio virtual. O projeto, que existe há anos, reúne mulheres que enfrentam o câncer com garra perseverança e, pela primeira vez acontece em ambiente online, o que tem possibilitado uma adesão ainda maior. “Nossos encontros são como uma roda de conversa, em que as pacientes podem desabafar e compartilhar sobre todas as situações que encaram no dia a dia. É um grupo de suporte e apoio, em que nós, profissionais, nos disponibilizamos a ajudá-las no que for preciso. Temos visto mais pessoas aderirem ao grupo, já que toda a questão de logística era um fator que complicava a participação de algumas mulheres. Nosso objetivo é unir forças e demonstrar que elas não estão sozinhas nessa batalha”, afirma a psicóloga.

ARQUITETURA E RACISMO

A live “Arquitetura e Racismo: a exclusão no mercado e no ensino", promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Espírito Santo (IAB-ES), cuja temática será o acolhimento e os afetos compartilhados na produção imaterial e a morfologia do trabalho do profissional de arquitetura e urbanismo, tem a participação dos arquitetos e urbanistas Otavio de Castro e Raquel Mello, e acontece nesta quinta-feira, dia 02/07, às 17h, no Instagram, pelo perfil: @iabes. 

COTA DE GÊNERO

A Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Espírito Santo (OAB-ES) adotou cota que garante o mínimo de 30% e máximo de 70% de cada gênero para a composição da lista de palestrantes e expositores em todos os seus eventos realizados.

A portaria nº 261, de 24 de junho de 2020, foi assinada pela presidente da OAB-ES em exercício, Anabela Galvão. A medida vai possibilitar a maior inserção da mulher advogada nos espaços de poder e fala, em todas as estruturas e eventos organizados pela entidade.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Coronavírus Fique bem Arte Pandemia Isolamento social

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.