A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

Startups fazem parceria com Fonte, hub da Rede Gazeta, e ganham força na comunicação

Oito empresas que fazem parte do projeto piloto estão utilizando o espaço físico do Fonte. O objetivo é dar visibilidade e desenvolver o ecossistema de inovação do Estado, além de entregar valor no desenvolvimento dos negócios dessas startups

Vitória
Publicado em 19/04/2023 às 19h35
Um pacote de benefícios foi desenhado especialmente para este tipo de negócio. Crédito: Fonte/ Divulgação
Um pacote de benefícios foi desenhado especialmente para este tipo de negócio. Crédito: Fonte/ Divulgação

Dar luz ao ecossistema de inovação do Estado e visibilidade às startups que estão se lançando no mercado, proporcionar networking com possíveis clientes e investidores e, principalmente, ganhar força e criar uma estratégia de comunicação, que é o “core” da Rede Gazeta.

Esses são alguns dos valores que oito startups do Estado encontraram em uma parceria firmada com o Fonte, hub de inovação da Rede Gazeta. Um pacote de benefícios foi desenhado especialmente para este tipo de negócio com o objetivo de utilizar a autoridade da Rede Gazeta em comunicação para entregar valor às startups no desenvolvimento de seus negócios. Tudo realizado de forma estratégica para o mercado capixaba, especialmente no relacionamento da marca com seu público-alvo.

Coletivo Beer, bizBuilder, Easy Bee, Green Eco Bank, Luma, Tributação Médica, Takeat e Em busca do Vinho são as oito participantes do piloto, mas a ideia é que esse time cresça cada vez mais.

“Queremos que esse projeto seja algo perene, já que a expertise da Rede Gazeta é comunicação e a criação de um hub de inovação aberta dentro da organização pressupõe conexões e parcerias para o desenvolvimento do Estado, que é nosso propósito maior”, explica o diretor de Inovação e Novos Negócios da Rede, Dudu Lindenberg.

“Estamos muito felizes com esse novo projeto idealizado pela Leticia (Lima, gerente de inovação), e que rapidamente tomou conta de toda a empresa”, acrescenta ele, chamando a atenção para o ganho de valor também por parte da Rede Gazeta.

“Acreditamos que entregando mais valor para as startups parceiras, muitas outras virão, mas nós também ganhamos com essa conexão, em aprendizado e geração de novas ideias. É um projeto ganha-ganha. É bom pra Gazeta, para as startups, para os parceiros do Fonte e para todo o amadurecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado e do país”, acrescenta.

Com quatro diferentes planos, o programa se baseia em cinco pilares: capacitação, conexão, mídia, estrutura e vantagens. E as startups podem escolher o “combo” que mais se encaixa às suas necessidades, dentre eles o suporte no desenvolvimento da marca, participação em eventos da Rede, desconto para anunciar nos veículos da casa, conteúdo patrocinado, Clube A Gazeta, coworking do Fonte e muito mais.

Letícia Lima, gerente de inovação da Rede Gazeta
Letícia Lima, gerente de inovação da Rede Gazeta, é a mãe do projeto. "Esse projeto é o primeiro passo pra gente manter o espaço físico do hub vivo, com pessoas circulando e trocando conhecimento". Crédito: Divulgação

“A proposta elaborada foi construída ouvindo as dores dessas empresas que estão se lançando no mercado e precisam de ajuda. A partir de então chamamos um grupo de especialistas da Rede e criamos soluções personalizadas para atender esses nossos parceiros”, explica a gerente de inovação da Rede, Letícia Lima.

Mãe do projeto, Letícia explicou que esse piloto é o nascimento da primeira comunidade do Fonte. “Esse projeto é o primeiro passo para a gente manter o espaço físico do hub vivo, com pessoas circulando e trocando conhecimento. A cocriação é o grande aprendizado que o ecossistema de inovação nos ensinou. Estamos começando com startups, mas queremos criar novas comunidades, relacionadas ao marketing, agências de publicidade, assessorias de imprensa, produção de conteúdo… São muitas as possibilidades e todos ganhamos”, acrescenta.

A gerente de Desenvolvimento Comercial, Carla Sobreira, umas das responsáveis pela criação dos planos oferecidos para as startups, chama a atenção para a possibilidade de potencializar negócios com credibilidade e a chancela da Rede Gazeta. “A ideia é potencializar o negócio desses parceiros por meio de conexões com stakeholders que conquistamos ao longo dos nossos 95 anos de história, atuando em comunicação nos mais diferentes formatos, e da produção de conteúdo que está no nosso DNA”, explica.

A partir de hoje, a Coluna Pelo Mercado vai traduzir o objetivo e o modelo de negócio de cada uma das startups parceiras do Fonte, começando pela LUMA, que você confere abaixo.

Luma ensino
A LUMA conta com 150 professores que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio, de forma individual e interativa. Crédito: Reprodução/ Instagram
Murilo, da startup LUMA
Murilo, um dos fundadores da startup LUMA: "Nossa missão é melhorar a vida das pessoas por meio do ensino individualizado". Crédito: Divulgação

Lançamento do 31° Recall de Marcas  contará com palestra sobre a criação de marcas imbatíveis

Claudio Rabelo, professor de publicidade e propaganda da Ufes
Cláudio Rabelo, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Ufes, fará uma palestra com base no seu livro "A Estratégia do Cafezinho: como transformar produtos em marcas imbatíveis". Crédito: Divulgação

As marcas mais lembradas do Espírito Santo em 2023 serão anunciadas no lançamento do 31° Recall de Marcas. O evento vai reunir o mercado publicitário capixaba na próxima terça-feira (25), às 8h30, no auditório da Rede Gazeta, onde serão apresentados os resultados da pesquisa.

O Recall é uma pesquisa consolidada no mercado capixaba e serve de parâmetro para que empresas, órgãos e instituições entendam como se fixaram na memória do público. A pergunta que norteia o estudo é: "Quando eu falo em (segmento), que marca lhe vem à cabeça?".

O levantamento, com a chancela da Futura Inteligência, realizou entrevistas na Grande Vitória. Várias marcas foram mencionadas no processo de entrevistas. A pesquisa envolve a percepção dos capixabas em 85 segmentos.

O evento também contará com uma palestra enriquecedora para o mercado, conduzida por Cláudio Rabelo, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda na Ufes. O tema será “A estratégia do cafezinho: como transformar produtos em marcas imbatíveis", título do último livro lançado pelo professor, que está entre os mais vendidos na categoria “Negócios” do PublishNews.

“O café parece algo simples, mas é um commodity que movimenta um complexo mercado global; desperta a atenção; é multissensorial; é versátil nas entregas e geralmente reúne pessoas em torno dele. Essas características ajudam a explicar os principais elementos da publicidade, como marketing, branding, user experience e estratégias de growth”, explica.

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