A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

Alerta em várias telas: projeto capixaba transmídia expõe os impactos do plástico

"O Plástico Ilhado em Nós", dirigido pelo jornalista Emerson Cabral, conta com podcast, videocast, materiais educativos e um documentário. Parte do projeto foi gravado na Ilha da Trindade, a 1.200 km do litoral do Espírito Santo

Vitória
Publicado em 29/04/2025 às 11h55
Ilha de Trindade, cenário de gravação de O Plástico Ilhado em Nós
Na Ilha de Trindade  não existe turismo nem comércio, mas o plástico chega mesmo assim. Crédito: Zoom Filmes

Podcast, videocast, materiais educativos e um documentário com estreia prevista para 2026. "O Plástico Ilhado em Nós" é um projeto transmídia em várias telas para provocar uma conversa urgente: como a poluição plástica, invisível a olho nu, já está impactando ecossistemas inteiros — e também a nossa saúde.

A narrativa parte da Ilha da Trindade, a 1.200 km do litoral do Espírito Santo (onde não existe nem turismo, nem comércio), mas o plástico chega mesmo assim. Levado por correntes oceânicas, garrafas, redes de pesca e microplásticos tornam a ilha símbolo da crise ambiental silenciosa que atinge até os cantos mais preservados do planeta.

Dirigido pelo jornalista Emerson Cabral, o documentário é o eixo central da iniciativa e combina ciência, jornalismo e arte para dar forma a uma história contada em múltiplas frentes. O projeto conta com depoimentos de especialistas do Brasil e do mundo, e uma equipe multidisciplinar, como a jornalista e professora da UFES Flávia Delgado, na produção executiva e coordenação de comunicação; o diretor de fotografia Secundo Rezende, da Zoom Filmes; e o cinegrafista e mergulhador Vitor Barbosa, que assina imagens subaquáticas e aéreas.

Time do documentário
Time responsável pelo projeto durante as gravações na Ilha de Trindade. Crédito: Zoom Filmes

A gravação vai acontecer em mais de 20 locações — do Brasil à Malásia, passando por Gana, França, Dinamarca e outros países. O filme mergulha em estudos científicos que identificam microplásticos nos pulmões humanos, em cérebros, corais, aves e tartarugas, ao mesmo tempo que apresenta soluções criativas e sustentáveis, desenvolvidas mundo afora.

Com apoio da Marinha do Brasil, do ICMBio e de universidades brasileiras, o projeto ainda conta com o interesse do maestro Alexandre Guerra, conhecido por trilhas de cinema e TV, em compor a trilha sonora original.

A ideia é impactar diferentes públicos com exibições em escolas, universidades, festivais e plataformas digitais. Um chamado à consciência coletiva — vindo do meio do Atlântico direto para dentro de casa.

Hospital Unimed digital reforça atendimento no Sul do ES
Uma usina fotovoltaica instalada no local gera cerca de 148 mil Kwh por mês. Crédito: divulgação

A diretora das Regionais, Maria Helena Vargas, durante edição do evento Todas Elas, em Cachoeiro
A diretora Regional da Rede Gazeta, Maria Helena Vargas, e a secretária de Desenvolvimento Social Norma Ayub, no evento "Todas Elas". Crédito: Divulgação

Aniversário Odontoscan
Crédito: divulgação

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.