A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

"A principal ferramenta do jornalista é saber ouvir. O silêncio pode ser uma grande resposta"

A frase, do jornalista Caco Barcellos, um dos maiores do país, inspirou uma nova geração de repórteres no lançamento da 28ª edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, projeto realizado há quase três décadas

Vitória
Publicado em 04/07/2025 às 17h51
Caco Barcellos durante a palestra de lançamento do 28° Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta
Caco Barcellos durante a palestra de lançamento do 28° Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Crédito: Arthur Louzada

"As principais ferramentas para a prática do bom jornalismo estão em nós mesmos: as pernas (para andar até a notícia), os olhos (para enxergar o que está acontecendo), a boca (para fazer as perguntas certas) e, sobretudo, os ouvidos (para ouvir o que sociedade tem a dizer)".

A frase foi uma das muitas inspiradoras ditas pelo jornalista Caco Barcellos nesta quarta-feira (2/07) no lançamento do 28° Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Um dos maiores nomes da comunicação brasileira, o jornalista deu dicas simples, mas preciosas sobre a prática do jornalismo sério, da apuração responsável e ressaltou a importância de evitar julgamentos e opiniões.

Criador do Profissão Repórter e referência em reportagens profundas e sensíveis, Caco compartilhou sua visão sobre "Jornalismo e novos públicos" em palestra que lotou o auditório da Rede Gazeta de estudantes de comunicação interessados em participar do curso, que acontece há quase três décadas. 

As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho. O curso é presencial, acontece em Vitória e oferece atividades práticas em jornalismo, marketing e conteúdo de marca. O programa de imersão tem duração de 3 meses com a participação de 10 alunos, que  acompanham de perto a produção de notícias e de produtos de comunicação em diferentes áreas e veículos do maior grupo de comunicação do Estado. As aulas vão começar em 13 de agosto, e vão até 28 de novembro.

O evento

Os patrocinadores

Suzano, Ecovias e Assembleia Legislativa (ALES) patrocinaram o evento. Em suas falas, os representantes ressaltaram a importância da imprensa para a democracia. O secretário de Comunicação da ALES, Leonardo Nunes, disse que recentemente o jornalismo sofreu ataques e que é hora de fortalecer o bom jornalismo.

"A gente está unindo comunicação pública eficiente com jornalismo eficiente", declarou Leonardo. É a primeira vez que a ALES participa do projeto.

"É o sexto ano que a gente tá junto da Rede Gazeta nesse projeto, um projeto longevo que há quase 30 anos forma jornalistas para o mercado. E isso é muito importante", disse a coordenadora de Comunicação Institucional da Ecovias 101, Cintia Dias.

Larissa Rebuzzi, da área de Comunicação e Marca da Suzano, também ressaltou a importância de apoiar projetos que gerem uma reflexão sobre o papel do jornalismo na sociedade. "O jornalismo constrói pontes para o acesso à informação", declarou.

Unimed Vitória 22 anos
Crédito: divulgação

 Crédito: divulgação
Crédito: divulgação

VISITA À GLOBO RIO - Breno Peixoto, da Nazca; Patrícia Penina, da Multivix; Lara Rosado, do Marketing da Rede Gazeta; Rafael Leão, da Unimed Vitória, Natália Goldring, da Findes; Michelle Goltara, do Comercial da Rede Gazeta; e Paula Faria, do Grupo Líder, visitam os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e, durante o almoço, são cumprimentados pela atriz Fernanda Vasconcellos (de rosa) que estava em treinamento para a nova personagem que será chef de cozinha.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.