Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2026

"Vamos Nessa": a estratégia de Ricardo e Euclério em Cariacica

Vice-governador e prefeito realizam eventos semanais de prestação de contas com potencial eleitoral

Publicado em 05 de Novembro de 2025 às 06:43

Públicado em 

05 nov 2025 às 06:43
Letícia Gonçalves

Colunista

Letícia Gonçalves

Euclério Sampaio e Ricardo Ferraço
Euclério Sampaio e Ricardo Ferraço Crédito: Instagram/@ricardoferraco
Em junho, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) avisou que o prefeito de Cariacica, do mesmo partido, seria seu "general" no campo eleitoral. Ricardo é pré-candidatíssimo a governador do Espírito Santo. Desde agosto, Euclério também decidiu participar do pleito, é pré-candidato ao Senado.
Como parte de uma certa tática "militar", Ricardo e Euclério têm realizado eventos abertos ao público toda terça-feira à noite em Cariacica. 
É o "Vamos Nessa", organizado pelo MDB estadual, sigla que o vice-governador preside. O prefeito é o anfitrião em todas essas ocasiões.
Na prática, é uma forma de contato direto com potenciais eleitores. Não há pedidos explícitos de voto (não que a coluna tenha conhecimento), mas elogios de parte a parte deixam claro que os dois protagonistas do evento vão disputar as eleições de 2026.
Na terça-feira (4), foi realizada a quarta edição do evento.
Não há um "Vamos Nessa" em outras cidades capixabas, embora eventos similares e pontuais tenham sido promovidos no interior.
Oficialmente, a ideia é fazer uma prestação de contas das gestões municipal e estadual, mas de maneira concreta, o Vamos Nessa serve para aproximar Ricardo de um eleitorado mais afeito a Euclério. 
O vice-governador é tradicionalmente associado ao empresariado e à política tradicional, representada também pelo pai, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP).
Euclério está longe de ser um novato — foi deputado estadual por cinco mandatos —, mas tem forte apelo popular em Cariacica. Prova disso é que foi reeleito com 88,41% dos votos em 2024.
"É obrigação nossa prestar contas do que estamos fazendo", afirmou o prefeito à coluna, a respeito dos eventos ao lado de Ricardo.
"Apesar de ser uma reunião técnica, é natural (o potencial impulso eleitoral), igual quando um deputado faz entregas e, assim, fica perto dos eleitores", completou.
Além de ajudar a projetar a imagem de Ricardo, estratégia cujos resultados apenas as urnas vão poder atestar, a dobradinha entre o prefeito e o vice aproxima ainda mais os dois aliados.
Dentro do MDB, outra pessoa também quer se candidatar ao Senado, a ex-senadora Rose de Freitas. Euclério mostra-se cada dia mais alinhado com o presidente estadual do partido, o que certamente conta a favor dele nessa disputa interna.
Rose, por sua vez, já afirmou ter sido incentivada pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, a entrar na corrida eleitoral. 
Enquanto isso, o "Vamos Nessa"  continua. De acordo com o prefeito, o objetivo é realizar um evento em cada região de Cariacica. O município tem, ao todo, 14 regiões.

Letícia Gonçalves

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2006, como estagiária no site Gazeta Online/CBN Vitória. Em 2008, passou a atuar como repórter da rádio. Em 2012, migrou para a editoria de Política de A Gazeta, tambem como repórter. Exerceu a função de editora-adjunta de 2020 ate 2021, quando assumiu a coluna Letícia Goncalves.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Viatura da Polícia Militar
Região de Vila Velha registra tiroteio pelo terceiro dia consecutivo
Imagem de destaque
Governo Lula quer evitar desgaste com fila do INSS e prevê zerar pedidos represados
Rede de gás canalizado da ES Gás
ES Gás alcança marca de 100 mil consumidores e acelera expansão

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados