O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Três queijarias capixabas ganham medalha de ouro em concurso nacional

Concurso, realizado em Blumenau (SC), reuniu 2.291 participantes de 20 Estados

Vitória
Publicado em 11/07/2025 às 14h41
 Queijo Chabin (negro), composto de 50% de leite de ovelha e 50% de leite de cabra, da Queijaria Pedrazul, de Domingos Martins, conquistou bronze em Blumenau (SC)
Queijo Chabin (negro), composto de 50% de leite de ovelha e 50% de leite de cabra, da Queijaria Pedrazul, de Domingos Martins, conquistou bronze em Blumenau (SC). Crédito: Divulgação

A Queijaria Pedrazul, de Domingos Martins, a Vila Veneto, de João Neiva, e a Calvi Laticínios, de Cachoeiro de Itapemirim, ganharam medalha de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil, que teve o resultado anunciado no final da noite desta quinta-feira (10).

Este ano, o concurso, realizado em Blumenau (SC) pelo portal Prêmio Queijo Brasil, com 2.291 participantes de 20 Estados, adotou critérios mais rigorosos e a medalha de ouro foi concedida apenas a queijos que obtiveram acima de 95 pontos em 100 possíveis.

A Queijaria Pedrazul e a Vila Veneto ganharam ainda duas medalhas de prata. A Calvi Laticínios também conquistou, além da medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze no concurso nacional.

Tião Barbosa

Meste queijeiro e jornalista

"Estas medalhas mostram a qualidade dos queijos capixabas. O setor está crescendo, e seria muito importante um apoio para dar maior visibilidade às queijarias e laticínios no âmbito de todo o esforço que se faz para divulgar o potencial turístico do Estado"

O Sítio Hollunder, de Marechal Floriano, conquistou uma medalha de prata e outra de bronze e a Queijaria Giacomin, de João Neiva, uma de prata. Os resultados estão no site www.premioqueijobrasil.com.br.

O QUE É O PRÊMIO QUEIJO BRASIL

Desde 2014, o Prêmio Queijo Brasil tem como foco o queijo artesanal brasileiro, unindo todos os agentes da cadeia produtiva, incluindo produtores, queijistas, comerciantes, consumidores, chefs de cozinha e donos de bares e restaurantes em prol da cultura do queijo nacional, atividade que hoje envolve diretamente em torno de 50 mil famílias em todo o país.

O evento conta com quatro grandes momentos. O primeiro e mais relevante é o concurso do Prêmio Queijo Brasil. Nos dias seguintes à avaliação dos queijos inscritos, será realizado o Festival Nacional do Queijo, espaço voltado a pequenos queijeiros e outros produtores artesanais, como de vinho, cerveja, azeite de oliva, café e afins. São mais de 70 expositores de todas as regiões do país.

Paralelamente ao festival, será realizado um ciclo de palestras sobre os mais diversos temas envolvendo a cadeia produtiva do queijo e suas peculiaridades de produção, harmonizações e saberes. Também em paralelo ao evento será realizado o primeiro Desafio Queijista do Prêmio Queijo Brasil.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.