A história e a música brasileira têm um encontro marcado neste sábado (31), a partir das 14h30, no Museu Solar Monjardim, em Vitória. No belíssimo casarão será realizado o concerto (gratuito) imersivo e intimista que transportará o público ao universo sonoro do período colonial brasileiro.
O programa é inteiramente dedicado às modinhas compostas no final do século 18 (mesmo período da construção do casarão), com obras de autoria anônima, mas amplamente atribuídas a Domingos Caldas Barbosa, figura de destaque na formação da identidade musical brasileira.
Realizado por um grupo musical de câmara especializado, o Conjunto de Música Antiga da Faculdade de Música do ES (Fames). e contando com quatro cantores, o espetáculo se apoia em uma interpretação historicamente orientada, que respeita os instrumentos, práticas e estilos da época em que essas obras foram concebidas.
Cada modinha apresentada carrega não apenas a delicadeza e o lirismo típicos do gênero, mas também ecos da vida cultural e social do Brasil colonial.
Filho de mãe africana e pai português, Caldas Barbosa é um marco da presença e da contribuição dos afrodescendentes na construção da cultura brasileira. Será a união da música, história e identidade, em um dos espaços mais emblemáticos do patrimônio histórico do Espírito Santo.
Neste sábado, o museu estará aberto à visitação das 13h às 17h. O endereço é: Rua Professor Carlos Mattos 33, Santa Cecília, Vitória.
Uma segunda apresentação do Conjunto de Música Antiga da Fames foi marcada pelo museu, no mesmo local e horário (14h30), no dia 7 de junho (sábado).
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
