Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Disque-Denúncia ajuda a recuperar oito animais por dia no ES

Houve aumento de 459% no número de resgates no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período do ano passado

Publicado em 16 de Maio de 2021 às 02:05

Públicado em 

16 mai 2021 às 02:05
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Polícia Ambiental apreende gaiolas e pássaros em uma propriedade rural em Barra de São Francisco
Polícia Ambiental apreende gaiolas e pássaros em Barra de São Francisco Crédito: Sesp
O Disque-Denúncia 181 no Espírito Santo já ajudou a resgatar 1.051 animais no primeiro quadrimestre deste ano contra 189 do mesmo período de tempo - um aumento de 459,79% ante 2020. Se for analisado esse número em relação aos dias, há uma média de 8,7 bichos recuperados a cada 24 horas.
Denúncias são fundamentais para evitar o tráfico de animais silvestres ou vendas irregulares, sem qualquer tipo de regulamentação dos órgãos responsáveis. Em janeiro, após uma informação encaminhada às autoridades, o destacamento da Polícia Militar Ambiental da Serra foi a uma propriedade no bairro Nova Carapina II para apreender 45 pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro sem a devida licença ou autorização. Dentre eles, coleiros e azulões.
Já em fevereiro, outra denúncia levou a Polícia Militar Ambiental a uma propriedade de Cariacica, para averiguar uma suposta manutenção de animais silvestres em cárcere. E lá foram encontradas 32 aves de diferentes espécies.
O tipo mais comum de crime contra a fauna é o previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que é “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”. A punição prevista é de detenção de seis meses a um ano e multa.
O Disque-Denúncia 181 pode receber informações de delitos contra o meio ambiente tanto pelo telefone 181 quanto pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br, na seção “Crimes Ambientais”. Com o sigilo garantido, o usuário pode, inclusive, anexar fotos e vídeos das informações feitas.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Comércio de familiares de PM é alvo de ataque após repressão ao tráfico em Jaguaré
Jovem é preso após ataque a tiros contra comércio de família de PM em Jaguaré
Crime aconteceu no bairro Portinho
Preso suspeito de matar mulher encontrada com queimaduras na cabeça em Piúma
Imagem de destaque
Primeiros fios brancos: descubra por que aparecem e como colorir em casa 

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados