Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2020

Democracia no país começa pela democracia nas cidades

O município é a célula fundamental da vida política do país.  Eleições para a escolha dos prefeitos e vereadores são extremamente sérias

Publicado em 25 de Novembro de 2020 às 04:00

Públicado em 

25 nov 2020 às 04:00
João Baptista Herkenhoff

Colunista

João Baptista Herkenhoff João Baptista Herkenhoff
Cidade de Vitória vista do Morro Horebe
Cidade de Vitória terá segundo turno nas eleições 2020 Crédito: Fernando Madeira
O município é a célula fundamental da vida política do país. A democracia, em nível nacional, começa pela democracia em nível municipal. A opinião do povo sobre presidente, governadores, deputados, senadores é formada, em grande parte, através da imprensa.
A opinião sobre os candidatos às prefeituras e às câmaras municipais resulta de uma observação direta. A imprensa influi na formação do juízo popular sobre os que desejam exercer mandatos municipais. Mas a palavra final cabe à consciência dos munícipes.
Em razão da importância política do município, as eleições para a escolha dos prefeitos e vereadores são extremamente sérias. No Espírito Santoalguns municípios elegerão os prefeitos no segundo turno. Na Capital do Estado, João Coser (PT) e Delegado Pazolini (Republicanos) disputarão a preferência do eleitorado. Haverá debates na televisão e em outros espaços públicos. Os candidatos apresentarão suas propostas. Tudo isso é importante e merece cuidadoso interesse do eleitorado.
O Espírito Santo não é um Estado de grande extensão, como BahiaMinas GeraisSão Paulo. Em nosso Estado, o povo conhece os candidatos, suas qualidades e defeitos, seus méritos e seus pecados. O juízo ético sobre os pretendentes aos cargos em disputa é legítimo. Tudo ponderado, a palavra final cabe ao eleitor.
Será uma grande sorte para Vitória e o futuro da cidade que o eleitorado de nossa Capital seja inspirado no exercício do voto secreto e confira o mandato popular à melhor dupla (prefeito e vice-prefeito). Este é o desejo deste articulista, que é eleitor em Vitória e já escolheu a dupla que receberá seu sufrágio.

João Baptista Herkenhoff

João Baptista Herkenhoff João Baptista Herkenhoff

É juiz de Direito aposentado e escritor. Aborda temas atuais com uma visão humanista, com foco nos direitos humanos. Escreve às quartas

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Serotonina, endorfina... como funcionam os hormônios da felicidade
Monique Oliveira Fernandes, de 33 anos, que estava desaparecida desde o dia 7 deste mês em São José do Calçado
Corpo de mulher desaparecida é encontrado enterrado dentro de casa no Sul do ES
Imagem de destaque
Vai uma broa de fubá aí? Veja receita tradicional com um toque de erva-doce

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados