Isabela Castello, administradora e designer, apaixonada pelo universo criativo, sua coluna aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo.

O trabalho da WWF-Brasil na preservação do meio ambiente no país

Não há solução local ou global sem mudanças sistêmicas urgentes no Brasil. Além da importância da Amazônia para a regulação do clima da Terra, o país concentra a maior biodiversidade do planeta

Publicado em 27/06/2021 às 02h00
wwwfbrasil
O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Crédito: Shutterstock

Na edição de hoje, vamos iniciar um novo editorial para divulgar as Organizações Não Governamentais (ONG's). Existem atualmente inúmeras delas desenvolvendo projetos maravilhosos, necessários e de extrema importância, dando enorme contribuição para ajudar na conservação da biodiversidade e na sustentabilidade do nosso planeta.

WWF-BRASIL

O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, de natureza não-governamental e constituída como associação civil sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro em que sociedade e natureza vivam em harmonia.

wwwfbrasil
O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Crédito: Reprodução wwfbrasil

Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países. O WWF-Brasil mantém 137 funcionários atuando em 67 projetos na Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga, além dos ecossistemas marinhos, na costa brasileira.

MISSÃO

Contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

DESAFIO

wwwfbrasil
O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Crédito: Reprodução wwfbrasil

Nas próximas décadas, o crescimento da população e dos padrões de consumo irão dobrar a demanda mundial por alimentos e recursos naturais. Se não reduzirmos as emissões globais de gases de efeito estufa e a perda de espécies e ecossistemas naturais, as condições de vida de todos serão seriamente comprometidas até o final do século.

BRASIL

O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes.

O trabalho da WWF-Brasil

wwwfbrasil
wwwfbrasil. Reprodução wwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil. Reprodução wwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil. Reprodução wwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil. Reprodução wwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil. Reprodução wwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil. Reprodução wwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil. Reprodução wwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil
wwwfbrasil

Não há solução local ou global sem mudanças sistêmicas urgentes no Brasil. Além da importância da Amazônia para a regulação do clima da Terra, o país concentra a maior biodiversidade do planeta, grande disponibilidade de recursos hídricos e potencial para ser o maior produtor de alimentos. E pode se tornar também uma referência, uma liderança global inspiradora, se conseguir mostrar ao mundo que é possível conciliar o desenvolvimento socioeconômico à conservação ambiental.

ATUAÇÃO

Em todo o país, o WWF-Brasil executa dezenas de projetos em parceria com ONGs regionais, universidades e órgãos governamentais. A organização desenvolve atividades de apoio à pesquisa, legislação e políticas públicas, educação ambiental e comunicação e sua atuação compreende:

  • Incentivo a uma produção florestal, agrícola e pesqueira responsáveis, que não degradem o ambiente e os recursos naturais e que respeitem os direitos dos trabalhadores e de comunidades locais.
  • Valorização e uso racional dos recursos hídricos no Brasil.
  • Criação e fortalecimento da gestão de áreas protegidas terrestres e marinhas, contribuindo para a proteção e conservação de habitats naturais e de espécies silvestres chaves, assim como para o bem-estar das populações locais.
  • Ampliação e disseminação da geração de energia de fontes renováveis alternativas, almejando uma transição justa e democrática para uma economia de baixo impacto e resiliente às mudanças climáticas.
  • Conscientização e mobilização de pessoas e empresas para ações concretas, buscando informar e formar a sociedade para um novo modo de ser e estar no mundo.

COMO APOIAR A WWF

Você pode apoiar as ações e projetos da WWF-Brasil por meio de doações ou da compra de produtos da loja WWF.

A rica diversidade da vida na Terra está sendo ameaçada em um ritmo alarmante. Os impactos disso em nosso bem-estar são cada vez maiores e as consequências catastróficas para as pessoas e o planeta estão mais próximas do que nunca. O tempo está se esgotando. Devemos agir agora para que a natureza possa se recuperar.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.